Scania vende primeiros caminhões movidos a GNL

Foto: Scania

Compra foi realizada pela Morada Logística e rota inicial será pelo interior de São Paulo já a partir deste mês.

Os caminhões, que podem ser movidos a gás natural veicular (GNV) ou a gás natural liquefeito (GNL), estão disponíveis nas versões de 9 e 13 litros e têm autonomia suficiente para percorrer longas distâncias.

A Scania vendeu cinco caminhões movidos a GNL (gás natural liquefeito) para a Morada Logística, operadora do setor com 60 anos de atuação.

Essa é a primeira venda de caminhões do tipo da montadora no Brasil e a previsão de entrega será ao longo de 2022, sendo que o início das atividades será já a partir deste mês em uma rota dedicada no interior de São Paulo.

A Morada também anunciou a aquisição de outros 25 caminhões Scania para abastecer com gás (natural e/ou biometano).

A Scania preparou algumas combinações de cilindros e tanques, conforme a escolha do gás — comprimido ou liquefeito. Essas combinações variam de acordo com a necessidade de autonomia que cada operação exige.

De forma geral, as opções de cilindro para armazenamento de gás comprimido são 760, 852 e 944 litros. Já os tanques de gás liquefeito contam com um volume de 758 e 1.100 litros.

Vale lembrar que, no caso do GNC, há a possibilidade de se especificar cilindros para um posicionamento mais elevado em relação ao solo.

No início de 2019, a Morada foi a primeira empresa a testar os caminhões Scania movidos a GNL. De lá para cá, foram mais de 400 mil quilômetros rodados entre o interior de São Paulo e Santos (SP), que ajudaram a validar os equipamentos.

O modelo escolhido para compor a nova frota de 30 unidades é o R 410 6×2, com carreta três eixos espaçados. Além dos equipamentos movidos a gás, a empresa também investiu recentemente na aquisição de caminhões elétricos, que hoje atuam em Campinas nas operações de carga fracionada.

Segundo a operadora logística, operar com equipamentos que utilizam combustíveis alternativos faz parte da estratégia da empresa em oferecer soluções mais completas aos clientes. Como a Morada atende grandes embarcadores, há uma preocupação deles com as políticas ESG (Environmental, Social and Governance) também dos parceiros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL