Scania desenvolve caminhão elétrico para transporte de 64 toneladas

By Luciana Guimaraes17 December 2021

A Scania entregou um caminhão 25P, totalmente elétrico, para a empresa Wibax, da Suécia.

Equipado com tração 6×2, o caminhão irá operar com um implemento tanque de quatro eixos distanciados, transportando até 64 toneladas de PBTC.

De acordo com a Scania, o caminhão será usado em uma rota de 160 quilômetros diariamente. Para poder operar com todo esse peso, o 25P recebeu um motor elétrico mais potente, e o uso será monitorado constantemente pela Scania, visando obter a maior quantidade possível de dados para melhorar o caminhão para o futuro.

O caminhão elétrico rodará nas estradas entre as cidades de Piteå e Skellefteå, no norte da Suécia, a uma distância de 80 quilômetros só de ida.

Como parte de uma parceria de longo prazo, a Scania e a Wibax trabalharão juntas para otimizar o uso do veículo ao longo do tempo – incluindo carregamento, duração da bateria e planejamento de rota. Isso também fornecerá informações valiosas para a Wibax enquanto se prepara para adicionar outros veículos elétricos à sua frota no futuro.

“Temos feito o possível para ser sustentáveis desde a fundação da empresa em 1986 e, como identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental, este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, Wibax reduzirá as emissões de CO2 em até 1.400 toneladas, tornando-o uma verdadeira virada de jogo”, disse Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.

“Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos na estrada nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL