Scania apresenta nova gama Super XT para operações off-road

Segundo a Scania, o projeto foi desenvolvido visando aumentar os intervalos de manutenção e introduzir recursos de segurança inovadores, como o sistema de cercas virtuais Scania Zone.

A Scania revelou a terceira fase de lançamentos de sua linha de caminhões Euro 6, introduzindo a Nova linha Scania XT Super voltada para todos os segmentos off-road. O anúncio foi feito durante um evento global de lançamento em Itupeva (SP) na semana passada.

A partir deste mês, a marca incorpora o novo trem de força Super para outras aplicações que anteriormente não eram abrangidas, com foco especial na mineração. A configuração para os modelos fora de estrada inclui uma nova caixa de transmissão Heavy Planetary, freios CRB e Retarder como itens de série, além de opções de eixos e bogies para atender a diversas especificações operacionais.

Foto: Scania

Segundo a Scania, o projeto foi desenvolvido visando aumentar os intervalos de manutenção e introduzir recursos de segurança inovadores, como o sistema de cercas virtuais Scania Zone.

A nova caixa de transmissão apresenta uma sessão planetária reforçada com carcaça de alumínio, reduzindo o peso em até 80 kg em comparação com a geração anterior, conforme explica Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. Os motores V8 possuem sistema de injeção XPI com potência variando de 360 cv até 660 cv.

Os novos modelos, disponíveis em diferentes configurações de rodas (4x2, 6x4 e 8x4), oferecem torques de 1.700 Nm a 3.300 Nm e incorporam o novo freio CRB (freio de liberação de compressão) e o auxiliar hidráulico Retarder de série, proporcionando uma potência total de frenagem de 850 Kw (1.153 cv).

O pacote de segurança inclui airbags frontais e laterais de cortina para proteção do condutor em caso de capotamento, bem como um bafômetro embarcado, que permite a partida do veículo apenas após o teste do motorista.

Para atender às necessidades específicas da mineração, a Scania destaca o modelo 560 G 8x4 XT Heavy Tipper Super, com peso bruto total (PBT) de 60 t. Equipado com a nova caixa Opticruise Heavy Planetary G33CH de 14 velocidades, este caminhão apresenta capacidade máxima de tração (CMT) de 210 t, enfatizando a importância dos freios CRB e Retarder na operação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL