São Paulo é líder nacional na geração de energia solar

Energia fotovoltaica está em plena expansão no mercado.

São Paulo ocupa a liderança nacional na geração de energia solar. O estado tem atualmente um potencial energético de 3,8 gigawatss instalado por meio deste modelo de captação, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A capacidade é suficiente para atender mais de 400 mil consumidores.

Por meio de painéis, o sistema capta a irradiação solar e a converte em energia elétrica. Com isso, é possível reduzir de forma significativa o uso de energia da rede, diminuindo também os custos. Além do ganho econômico, a fonte renovável e inesgotável da luz do sol possibilita uma produção sustentável, já que não emite gases poluentes.

A energia fotovoltaica está em plena expansão no mercado e pode ser utilizada para suprir demandas energéticas de propriedades rurais, como no bombeamento de água para abastecimento doméstico, irrigação, eletrificação de cercas, iluminação, entre outras atividades essenciais na produção.

Pensando nisso, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, disponibiliza crédito a produtores para a instalação de placas, com a linha de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista na atividade de Energia Renovável, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, o FEAP.

Em 2023, foram mais de R$ 30 milhões ofertados para projetos ligados à produção de energia limpa no campo. Cerca de 240 produtores foram contemplados, contribuindo para a transição energética no estado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL