São Paulo anuncia plano de concessão com trem para o interior

Além disso, estão previstas a criação de novas linhas de trem e metrô e um túnel para facilitar a travessia entre Santos e Guarujá.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na semana passada, um pacote com mais de dez projetos de concessões e parcerias com a iniciativa privada, a maioria na área de transportes.

O plano inclui a transferência da sede administrativa do governo, atualmente no Morumbi (zona sul de São Paulo), para os Campos Elíseos, no centro da capital. Foram citadas ainda a privatização da da Emae (Empresa Metropolitana de Água e Energia) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico) -esta em até dois anos.

Tarcisio CREDIT TO Wilson Dias Tarcísio autorizou a contratação de estudos para avaliar a viabilidade econômico-financeira dos projetos. Foto: Wilson Dias

O pacote também inclui obras prometidas há décadas, como a conclusão do trecho norte do Rodoanel e o trem intercidades para ligar a capital a cidades como Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos.

Além disso, estão previstas a criação de novas linhas de trem e metrô e um túnel para facilitar a travessia entre Santos e Guarujá.

Outra possibilidade é a de construir uma estrada de ferro da capital até Campos do Jordão para promover o turismo na região.

Antes do anúncio, Tarcísio se reuniu com secretários estaduais -especialmente das áreas de transportes metropolitanos, meio ambiente, infraestrutura e logística- para apresentar os planos feitos pela pasta de Parcerias e Investimentos .

O governo designou um conselho, presidido pelo vice-governador Felicio Ramuth (PSD), para formatar os projetos de privatização. A gestão estima que os investimentos deverão se aproximar de R$ 180 bilhões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL