Sandvik expande no Brasil

As atividades da multinacional Sandvik, fabricante global de equipamentos de perfuração, estão se expandindo em todo o Brasil e a empresa tornou-se uma grande fornecedora de uma ampla gama de produtos e serviços para as indústrias de mineração e construção.

Adler Pigozzo Adler Pigozzo, gerente da linha de negócios da Sandvik Rock Drilling Tools no Brasil, (Foto: Sandvik)

Adler Pigozzo, gerente da linha de negócios da Sandvik Mining and Rock Solutions no Brasil, conversa com a CLA sobre inovação, fabricação eficiente e confiabilidade nos processos da empresa.

Quase 2 anos de pandemia. Como foi para a Sandvik esse processo de enfrentamento da Covid?

Posso dividir as nossas ações de enfrentamento em duas partes. Para nossa equipe administrativa, tivemos que tomar medidas rápidas para a implementação do modelo de trabalho home office e trabalhar a adaptação das pessoas nesse novo formato de trabalho.

Para a nossa equipe de campo, consultores técnicos e almoxarifes, todos aqueles que atuam nas unidades dos clientes com os quais trabalhamos, tivemos que desenvolver planos de ação de proteção e continuidade do negócio. Para ambos, sempre com o conforto e a segurança física e psicológica em mente. O que vimos, até o momento, foram resultados positivos em relação às medidas adotadas.

Em relação ao nosso desempenho comercial, tivemos que nos adaptar e aprender novos métodos para suportar as operações dos nossos clientes. Foi imprescindível a manutenção da relação de proximidade com nossos clientes e parceiros, mesmo que virtualmente, em alguns momentos. Ferramentas digitais, reuniões e conversas nos acompanharam nesse processo.

Outro ponto que destaco, foi que tendo em vista os problemas de logística enfrentados pela cadeia global, a Sandvik conseguiu se antecipar e prevenir qualquer ruptura no fornecimento de ferramentas de perfuração de rocha para os clientes brasileiros.

Fale um pouco sobre a área de Mineração e Construção, Sandvik Mining and Rock Solutions e seus desdobramentos.

Hoje temos no portfólio de ofertas Sandvik, em todas as linhas de aplicação, produtos e soluções específicos para os mercados mineração e construção. Temos um país que nos apresenta diversas oportunidades, com um mercado de construção pulverizado e operações de mineração de superfície e subterrâneas diversificadas.

Em todos os desenvolvimentos de novos produtos da Sandvik, independentemente se para o mercado de Construção ou Mineração, temos um pilar central comum que é a segurança. Um foco que promovemos em qualquer segmento, em qualquer cliente e parceiro, trazendo mudanças por meio dos avanços da engenharia.

Sandvik ofrece soluciones para la excavación, corte y procesamiento de rocas. A Sandvik oferece soluções para escavação, corte e processamento de rochas. (Foto: Sandvik)

Especificamente para as ferramentas de perfuração de rocha, temos um grande foco em aumento da segurança dos nossos clientes, por exemplo, quando desenvolvemos uma broca que tem maior durabilidade. Por meio desse avanço tecnológico, conseguimos reduzir a exposição de colaboradores para a troca manual de ferramentas.

Da mesma forma, conseguimos mostrar para o nosso cliente que quanto menos aço gerado, menor o impacto ambiental deixado pelas operações. Além disso, focamos em performance com a redução direta no custo total de perfuração, um aspecto extremamente relevante para o mercado nacional.

Algum setor da empresa teve retração? Algum se sobressaiu?

Pelo contrário. A Sandvik teve, no Brasil, mesmo durante a pandemia, o lançamento dos produtos previstos, de encontro à necessidade e desenvolvimento dos nossos clientes e mercados. Destaco aqui o sistema de perfuração Sandvik Alpha 330, que conseguimos, com casos positivos de clientes de construção, trazer a solução para os clientes de mineração, com a percepção dos benefícios trazidos, como por exemplo o aumento de até 5% na eficiência do desmonte somente com a utilização desse ferramental premium.

A companhia vem trabalhando com objetivo de reduzir ao máximo o impacto ambiental. Como funciona essa política e quais medidas foram adotadas nos últimos anos?

DTH Tundo RH650 O novo Tundo TH650 reduz o consumo de combustível em até 15% e aumenta as taxas de perfuração em até 20%. (Foto: Sandvik)

Hoje a Sandvik possui uma estratégia robusta com metas para a redução de emissão de C02 pela metade até 2030 e aumento da circularidade para 90%.

Um dos desdobramentos disso para o mercado brasileiro é o programa de reciclagem de carbeto de tungstênio, no qual tivemos uma grande aderência dos clientes. Esse programa consiste na compra dos bits e brocas usados. Dessa forma, conseguimos dar a destinação correta tanto para o aço quanto para o tungstênio, que, uma vez reciclado, pode ser utilizado na produção de novas ferramentas de perfuração de rocha, com a substituição da matéria prima virgem, hoje escassa no planeta. Esta iniciativa tem reduzido de forma substancial a emissão de C02 no processo de fabricação de novos produtos.

Destaco também o nosso mais recente lançamento, realizado na Minexpo 2021, o martelo DTH Tundo™ RH650, que reduz o consumo de combustível em até 15% enquanto aumenta as taxas de perfuração em até 20%.

A Sandvik vem se concentrando em seis áreas estratégicas. E foram definidas metas para 2025 em cada uma delas. Fale sobre esse planejamento.

São seis as áreas estratégicas e eu destacaria, em nosso planejamento, as seguintes:

MUDANÇA PARA SUSTENTABILIDADE: Temos metas de sustentabilidade de longo prazo para 2030 nas áreas de clima, circularidade, pessoas e jogo limpo. Todas as áreas de negócios e divisões têm planos e ações para cumprir as metas.

PRIMEIRA ESCOLHA DO CLIENTE: Em toda a organização, queremos avançar a maneira como medimos e melhoramos o valor e a satisfação do cliente. Em 2025, nossas divisões serão capazes de rastrear as melhorias na satisfação do cliente por meio de métodos estruturados.

MUDANÇA PARA O DIGITAL: Nosso objetivo é ser um líder em soluções digitais em nosso setor e aumentaremos nossa oferta digital para clientes.

EMPRESA DE ESCOLHA DO COLABORADOR: Somos o empregador preferido e atrair os melhores talentos. Vamos garantir uma força de trabalho diversificada no que diz respeito a fatores como idade, sexo, nacionalidade e formas de pensar.

Na engenharia como um todo, há uma tendência a se seguir?

DTH Tundo RH650 Na Minexpo 2021 a Sandvik lançou seu novo Tundo RH650 no martelo perfurador. (Foto: Sandvik)

Acredito na tendência da digitalização e automação no nosso segmento. É por meio do avanço nessa direção que traremos mais segurança para as operações com a redução de profissionais nas áreas de risco. Temos ainda a tecnologia nos ajudando no acesso aos dados para tomadas de decisão mais assertivas e rápidas.

Para as ferramentas de perfuração de rocha, já seguimos essa trilha com alguns serviços digitais como por exemplo, o ‘My Rock Tools Track’. Um novo conceito de análise e produtividade para ferramentas de perfuração de rocha que ajuda a melhorar a eficiência operacional e o controle de custos com o rápido e fácil envio de dados e fotos.

Esta entrevista está disponível na edição de janeiro de fevereiro de 2022 da Construção Latino-Americana. Para ler a revista digital, clique aqui.
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL