Saint-Gobain Canalização fornece tubos para abastecer o Uruguai durante a crise hídrica

Com níveis de chuva muito abaixo do normal, os reservatórios de água doce do país de 3,4 milhões de habitantes estão secando.

A brasileira Saint-Gobain Canalização é a empresa que está fornecendo os tubos de ferro fundido dúctil para atender a urgente demanda do governo do Uruguai na construção de uma adutora que garanta o abastecimento de água doce na área mais populosa do país, reflexo da extrema seca que atinge o país.

Tubo Bioon. Foto: Saint-Gobain Canalização

A Saint-Gobain Canalização ampliou sua produção, na unidade de Barra Mansa-RJ, de onde saem até 14 carretas diariamente carregadas com tubos de 1.200 milímetros de diâmetro rumo a Montevidéu.

Desde o início da operação, a empresa já forneceu 25 km de tubos para o país vizinho, algo semelhante ao tamanho da Marginal Tietê, em São Paulo, com 24,5 km, e maior que a Linha Vermelha, no Rio de Janeiro, com seus 21,9 km de extensão. A ação especial visa socorrer o país vizinho numa parceria com a OSE (Obras Sanitárias del Estado, do Uruguai), cliente de décadas da Saint-Gobain Canalização.

Sobre a crise

Uruguai vive uma crise hídrica histórica.

A represa de Paso Severino, que abastece metade da população, trabalha com 6% de sua capacidade, nível mais baixo desde 1949, ano do primeiro registro. Diante da iminente seca, o governo decidiu abastecer a população com água retirada do estuário do Rio da Prata, oferecendo uma água salobra nas torneiras de Montevidéu.

Desde o início de maio, as casas da capital uruguaia recebem na torneira uma água com gosto estranhamente salgado. Para não interromper o abastecimento hídrico diante da seca em seus reservatórios, a instituição responsável pela distribuição de água no país, a OSE, decidiu fornecer aos habitantes uma mistura de água potável com água retirada do estuário do Rio da Prata.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL