Saint-Gobain Canalização bate recorde de exportação em 2022

Exportações para países latino-americanos representaram 20% do faturamento da empresa no ano passado.

A Saint-Gobain Canalização, fornecedora de materiais para saneamento do Brasil e de soluções em ferro fundido, teve um faturamento de R$ 1,15 bilhão (livre de impostos) em 2022. Neste valor, as exportações para a América Latina representaram 20% das vendas, com R$ 233 milhões em faturamento.

Hoje, as exportações para a América Latina são um mercado em franca expansão para a companhia brasileira. Dos cinco primeiros países que recebem produtos da SG Canalização, quatro são do continente, sendo o México o maior comprador, com quase 5 mil toneladas de produtos de ferro fundido (principalmente tubos de ferro fundido dúctil, o carro-chefe da companhia). Em segundo lugar, está a França, país de origem da empresa, com quase 5 mil toneladas de ferro fundido e, em seguida, três países da América do Sul, Colômbia, Bolívia e Argentina, com um total de quase 20 mil toneladas de ferro fundido adquiridas.

A empresa bateu recorde com as exportações representando 25% do faturamento da companhia. Foto: Saint-Gobain

Os investimentos em saneamento nos últimos anos no Brasil aliados ao posicionamento estratégico da Saint-Gobain no país, como a única fábrica de tubos de ferro fundido em toda a América Latina, levaram a companhia a buscar outros mercados além do brasileiro, ganhando a liderança na venda de tubos de ferro fundido em toda a América Latina. “Claramente temos o objetivo de aumentar as exportações para outros mercados como o continente africano, mas, continuaremos a exportar produtos brasileiros mantendo a posição de liderança na América Latina”, diz Gustavo Siqueira, CEO Latam da Saint-Gobain Canalização.

O mercado brasileiro ainda é o maior faturamento para a companhia, cerca de 70% a 80% se destinam a abastecer o mercado interno, e o total destinado à exportação dos tubos produzidos no Brasil varia entre 20% e 30% do faturamento total. “Temos o foco nos dois mercados, com equipes comerciais e técnicas independentes para atender a cada país da região. Temos equipes próprias por exemplo no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México e uma série de representantes comerciais e distribuidores que nos apoiam nas vendas para toda a região Latam”, explica Siqueira.

Para 2023, a empresa projeta um ano bastante forte para as exportações com a redução dos custos de frete internacional e especialmente com bons projetos em evolução em diversos países latino-americanos, como Bolívia, Peru, Nicarágua, Costa Rica, República Dominicana e Colômbia. “Nossa expectativa é superar as 25 mil toneladas em expedição de tubos, além de todo o fornecimento de tampões, conexões e válvulas. O faturamento crescente de exportação para a América Latina nos últimos anos nos dá a certeza de investir cada vez mais nesse mercado”, revela o CEO.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL