Sacyr tem bom desempenho apesar da crise

30 July 2020

A Sacyr, empresa espanhola de construção, engenharia e operação de infraestrutura, teve aumento no EBITDA em 10,4% no primeiro semestre de 2020, acumulando 348 milhões de euros. O resultado positivo, apesar da pandemia, ocorreu por causa “da solidez do modelo de negócio, cada vez mais de perfil concessionário”, segundo a empresa. De fato, 77% do EBITDA procederam das atividades de concessões em vários países.

As receitas cresceram 3,5% entre janeiro e junho, ficando em 2,07 bilhões de euros. O aumento é de 8% se comparado com o mesmo período do ano passado, já que durante os últimos meses foi feito desinvestimento em vários ativos. Descontadas as alienações destes ativos, o EBITDA subiria para 19%.

O lucro líquido gerado pelos negócios se situou em 108 milhões de euros, um aumento expressivo frente os 47 milhões no primeiro semestre de 2019.

Receitas

Os recebíveis da Sacyr fecharam o semestre em 39,4 bilhões de euros, uma queda de 8% em relação a junho de 2019, devido aos desinvestimentos feitos.

O grupo reforçou sua presença em países das Américas, com vários projetos no Chile e nos EUA, além de várias licitações recém vencidas em Portugal.

A divisão de concessões da empresa tem uma carteira de negócios de 501 milhões de euros (+13%). Por serem ativos livres de risco de demanda e terem remuneração vinculada à disponibilidade, o impacto do Covid-19 foi pequeno sobre esta divisão.

A receita por construção subiu 16% e ficou em 239 milhões de euros, o que se deveu à execução de projetos na Colômbia, México, Paraguai, Espanha e Chile.

Os negócios de Engenharia e Infraestrutura alcançou 1,28 bilhão de euros, 4% a mais do que no primeiro semestre de 2019.

Os Serviços cresceram 1% e ficaram em 557 milhões de euros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL