Sacyr entrega mais um trecho rodoviário na Colômbia
26 June 2020
A Sacyr continua avançando em seus projetos de concessões viárias de quarta geração na Colômbia (4G). A Sacyr Concesiones colocou em operação esta semana um trecho de 84,2 km da via Puerta de Hierro – Cruz del Viso, o que representa 42% do total do projeto, que é um dos quatro que a empresa espanhola desenvolve no país.
A rodovia tem extensão total de 198 km, e conecta os departamentos de Sucre, Bolívar e Atlántico. A autoestrada facilitará a proximidade do interior do país com os portos e outros pontos logísticos importantes da costa caribenha.
O projeto está sendo executado pela concessionária Montes de María, que é uma empresa da Sacyr Concesiones, a pedido da Agência Nacional de Infraestrutura da Colômbia (ANI).
O projeto tem outros dois trechos que atualmente estão em obras, com andamento equivalente a 72%. O primeiro trecho se inicia em Sucre e vai até El Carmen de Bolívar, e o segundo se prolonga desde ali até Cruz del Viso (Bolívar).
A Sacyr Concesiones tem quatro projetos 4G na Colômbia, que somam 525 quilômetros e um investimento de 2,2 bilhões de euros.
Redução de tempo
“Ao entrar em operação os cerca de 85 quilômetros, reduzem-se os tempos de deslocamento, aumenta-se a segurança viária e o nível de serviço, o que melhora a conectividade e potencializa o desenvolvimento econômico da região. As obras consistiram no melhoramento das condições do corredor existente que une os departamentos de Bolívar e Atlántico, pela via nacional Troncal de Occidente, uma via principal para o transporte de carga entre o sul e o interior do país com a costa caribenha, especialmente Barranquilla, um dos principais portos do país”, assegurou Jorge Beceiro, gerente geral da concessionária.
Alguns dados sobre o trecho aberto:
A largura total da pista é de 11,3 metros (duas pistas de 3,65m e acostamentos de 2m em cada lado).
Instalação de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), que são compostos por postes SOS, painéis LED de mensagem variável e medidores que permitem informar o usuário a condição da via à frente em tempo real, através do Centro de Controle das Operações.
A construção de uma área de serviço e zona de pesagem.