São Paulo estuda novo acesso ao litoral

By Juliana De Andrade14 September 2015

Rodovia Imigrantes

Rodovia Imigrantes

O governo do estado de São Paulo estuda um novo projeto para desafogar os acessos ao litoral. A proposta envolve a construção de uma rodovia de 36 quilômetros partindo do Rodoanel Leste, em Suzano (Grande SP), em direção ao porto de Santos.

A ideia é que o novo trecho, que deverá ser batizado de Via Mar e foi projetado pela Contern, seja um túnel contínuo de 21 km a 23 km, com tecnologia inspirada na do canal da Mancha, entre França e Reino Unido – duas vias interligadas, uma em cada sentido, mas com alguns poços de ventilação, passando pelo meio do parque estadual Serra do Mar. Isso facilitaria as licenças, já que desta forma não será necessária a abertura de canteiros e tampouco a construção de uma estrada de serviço na área de preservação ambiental, causando menos impacto.

Numa primeira etapa seria construída a via de 16 metros de diâmetro, que acomodaria três faixas de trafego, estimada em US$2,5 bilhões; na segunda etapa posterior e embaixo da via de tráfego, seriam construídas uma ferrovia e uma faixa de dutos.

O plano ainda está em discussão no governo, mas a estrada poderá ser construída a partir de uma parceria público-privada em troca de cobrança de pedágio por determinado período. A estimativa é que a licitação demore de 12 a 18 meses e a primeira fase da obra seja concluída em quatro anos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL