Rodovia Transcametá, que corta o norte do país, vai ter quase 60 quilômetros pavimentados
14 October 2021
Projetos do Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), o Marco Legal das Ferrovias e o BR do Mar buscam equilibrar e revolucionar a matriz de transportes no país.
Caminhando nesse objetivo, a Rodovia importante para a integração da região Norte do país, a BR-422/PA, a Transcametá, vai passar por obras de pavimentação no trecho que liga as cidades de Novo Repartimento e Tucuruí, no sudeste do Pará. O primeiro passo para isso ocorreu nesta quarta-feira (13), com a publicação do aviso de licitação no Diário Oficial da União.
As obras são em 59,34 quilômetros não pavimentados da BR-422 e incluem o entroncamento com a BR-230, na cidade de Limoeiro do Ajuru. O empreendimento vai ajudar a resolver problemas como buracos e alagamentos, ajudando o acesso da população a serviços fora dos seus municípios.
Estão disponíveis R$ 44 milhões para o projeto, recurso previsto no orçamento da União pela bancada do Pará no Congresso Nacional. No trajeto, é comum o transporte de cargas, em especial produtos de extrativismo como madeira e castanha do Pará. Há também o deslocamento de gado criado por meio da pecuária extensiva, que é levado até os portos da região.
Após a publicação do aviso de licitação, a abertura das ofertas será realizada em 5 de novembro, às 10h, e divulgada no Portal de Compras do Governo Federal.