Robbins faz história no México

04 May 2016

robbins mexico

robbins mexico

Em 29 de março, a primeira tuneladora Crossover em ação na América Latina abriu novos caminhos no México. Com um diâmetro de 8,7 metros, a Robbins XRE – que é resultado de um cruzamento de um sistema TBM para rochas com o sistema EPB – emergiu num eixo intermediário do Túnel Emisor Poniente II, na capital do país.

A máquina está passando por manutenções antes de continuar a perfuração de outros 3,2 quilômetros, que serão os últimos do serviço. A tuneladora, personalizada para o consórcio formado pelas construtoras Aldesem, Proacón e Recsa, foi a escolhida em base a uma série de parâmetros que incluíam condições complexas do subterrâneo de uma área oeste da Cidade do México.

O caminho do túnel passa por uma montanha de 170 metros em suas áreas mais largas, através de zonas falhas e numa seção de apenas 8 metros abaixo do topo do morro. Grande parte da geologia do túnel consiste numa mescla de tufo calcário vulcânico e materiais mais macios em zonas de falhas, assim como uma seção de 874 metros de comprimento de solos macios, numa das extremidades.

“O perfil geológico do projeto compreende seis litologias diferentes, entre elas rochas tão duras como o dacite. Para obter o melhor aproveitamento em ambas as áreas, era necessária a tecnologia dual da tuneladora Crossover”, afirmou Enrique de Castillo, da Aldesem. Enquanto as tuneladoras convencionais tendem a perder a eficiência em solos mistos, a XRE conta com projeto que permite abordar diversos tipos de solo.

A configuração do equipamento inclui um perfurador e posicionador canopy para uma maior consolidação do terreno, assim como redutores de velocidade para ajustar o par e as RPM segundo as condições do terreno.

Espera-se que o trajeto do túnel, de 5,8 quilômetros, seja concluído no último trimestre do ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL