Robbins faz história no México

By Cristián Peters04 May 2016

robbins mexico

robbins mexico

Em 29 de março, a primeira tuneladora Crossover em ação na América Latina abriu novos caminhos no México. Com um diâmetro de 8,7 metros, a Robbins XRE – que é resultado de um cruzamento de um sistema TBM para rochas com o sistema EPB – emergiu num eixo intermediário do Túnel Emisor Poniente II, na capital do país.

A máquina está passando por manutenções antes de continuar a perfuração de outros 3,2 quilômetros, que serão os últimos do serviço. A tuneladora, personalizada para o consórcio formado pelas construtoras Aldesem, Proacón e Recsa, foi a escolhida em base a uma série de parâmetros que incluíam condições complexas do subterrâneo de uma área oeste da Cidade do México.

O caminho do túnel passa por uma montanha de 170 metros em suas áreas mais largas, através de zonas falhas e numa seção de apenas 8 metros abaixo do topo do morro. Grande parte da geologia do túnel consiste numa mescla de tufo calcário vulcânico e materiais mais macios em zonas de falhas, assim como uma seção de 874 metros de comprimento de solos macios, numa das extremidades.

“O perfil geológico do projeto compreende seis litologias diferentes, entre elas rochas tão duras como o dacite. Para obter o melhor aproveitamento em ambas as áreas, era necessária a tecnologia dual da tuneladora Crossover”, afirmou Enrique de Castillo, da Aldesem. Enquanto as tuneladoras convencionais tendem a perder a eficiência em solos mistos, a XRE conta com projeto que permite abordar diversos tipos de solo.

A configuração do equipamento inclui um perfurador e posicionador canopy para uma maior consolidação do terreno, assim como redutores de velocidade para ajustar o par e as RPM segundo as condições do terreno.

Espera-se que o trajeto do túnel, de 5,8 quilômetros, seja concluído no último trimestre do ano.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL