Robbins estreia nova tuneladora no México

16 September 2015

Robbins TBM XRE méxico

Robbins TBM XRE méxico

A fabricante de máquinas para construção de túneis Robbins, dos Estados Unidos, estreou seu novo modelo de dupla função no México, em agosto último. A construção do Túnel Emissor Poniente II, uma obra de escoamento de águas residuais, está fazendo a perfuração subterrânea com a tuneladora Robbins XRE.

Este foi o primeiro projeto na América do Norte a utilizar o sistema XRE, que a Robbins define como um crossover entre o modelo de disco frontal para rocha (R) e o modelo baseado no equilíbrio da pressão da terra (EPB). A nova tuneladora XRE, de acordo com a empresa, pode operar em ambas as condições e tem mais versatilidade para perfurar solos não homogêneos.

Este é o caso do subsolo encontrado na Cidade do México, onde a obra do Túnel Emissor Poniente II está sendo feita. Os 5,9 quilômetros de túnel a perfurar incluem rocha vulcânica, argila, areia e outras súbitas mudanças na formação geológica.

O novo túnel emissor poderá contribuir para evitar enchentes na capital mexicana. Sua capacidade de recepção de águas residuais é de até 2 metros. Quando estiver pronto, beneficiará cerca de 2,1 milhões de pessoas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL