Robbins estreia nova tuneladora no México
16 September 2015
A fabricante de máquinas para construção de túneis Robbins, dos Estados Unidos, estreou seu novo modelo de dupla função no México, em agosto último. A construção do Túnel Emissor Poniente II, uma obra de escoamento de águas residuais, está fazendo a perfuração subterrânea com a tuneladora Robbins XRE.
Este foi o primeiro projeto na América do Norte a utilizar o sistema XRE, que a Robbins define como um crossover entre o modelo de disco frontal para rocha (R) e o modelo baseado no equilíbrio da pressão da terra (EPB). A nova tuneladora XRE, de acordo com a empresa, pode operar em ambas as condições e tem mais versatilidade para perfurar solos não homogêneos.
Este é o caso do subsolo encontrado na Cidade do México, onde a obra do Túnel Emissor Poniente II está sendo feita. Os 5,9 quilômetros de túnel a perfurar incluem rocha vulcânica, argila, areia e outras súbitas mudanças na formação geológica.
O novo túnel emissor poderá contribuir para evitar enchentes na capital mexicana. Sua capacidade de recepção de águas residuais é de até 2 metros. Quando estiver pronto, beneficiará cerca de 2,1 milhões de pessoas.