Ricardo Platt assume a presidência da FIIC

26 November 2015

Ricardo Platt asume presidencia de la FIIC

Ricardo Platt asume presidencia de la FIIC

A Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC, por sua sigla em espanhol), organização que integra as câmaras nacionais da indústria da construção de 18 países da América Latina realizou no final de outubro uma mudança na direção para o período 2015-2017. O novo presidente da entidade é o engenheiro mexicano Ricardo Platt, que será acompanhado no Comitê Executivo por Jaime Gómez (primeiro vice-presidente), Iván Szczech (segundo vice-presidente), e Jorge Videgaray (secretário geral).

Segundo comenta Platt, as circunstâncias atuais da indústria fazem com que estar a cargo da Federação não seja uma tarefa fácil, porém, reconhece que o desafio é interessante e que “já ter participado de Comitês Executivos antes me dá uma boa preparação para a responsabilidade que conheço bem e exercerei com empenho e dedicação. Pelas circunstâncias atuais não será um trabalho simples, mas sim, plenamente factível e sobretudo satisfatório”.

O dirigente sindical está consciente do ciclo econômico que a América Latina está atravessando na atualidade e as complexidades que trazem consigo as características heterogêneas das diferentes economias da região. “O menor dinamismo econômico certamente implicará na diminuição do nível de crescimento do nosso setor, tanto em demandas de obras privadas quanto públicas, com matrizes nacionais diferentes. Será necessário sermos mais competitivos e criativos”, assegura.

Platt adverte que o setor privado será testemunha de uma maior competição (tanto nacional quanto internacional), enquanto que a demanda de serviços se diminuirá, assim, ele sinaliza que será necessário preparar alianças entre as construtoras multi-latinas, quando tal se justifique. “Enquanto à competitividade, estaremos intensificando a ação que estamos realizando em inovação, tanto em processos e materiais de construção como de gestão técnica (tipo BIM) e gerencial empresarial; nossos países ainda têm espaço para avance se comparados com outras regiões”, acrescenta.

Desafios

Além do desafio inerente à nova situação económica da América Latina, Platt sinaliza que outro desafio de sua gestão será continuar o desenvolvimento da relação da FIIC com a banca multilateral (Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina, etc.) e com entidades multinacionais como a UNASUR.

Um terceiro desafio exposto por Platt é manter uma excelente comunicação, “assim como o contato e a presença da FIIC com nossas Câmaras afiliadas, construtores e autoridades governamentais da América Latina para continuar proporcionando orientação, informação valiosa e oportuna sobre os diversos desafios e oportunidades, problemas e alternativas de ação que tanto se apresentam para os países da região”, assegura. “Nossas organizações podem e devem procurar influenciar nas políticas públicas sobre temas como o desenvolvimento urbano, habitação, infraestrutura em geral, sustentabilidade, etc., que tanto impacto possuem sobre as nações da América Latina”, finaliza o engenheiro.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL