Resiliência hídrica e como alcançá-la

Black & Veatch As mineradoras precisam neutralizar a acidez; tratar componentes específicos, como sulfatos, nitratos, salinidade, metais pesados, selênio, etc. (Foto: Black & Veatch).

As alterações climáticas globais estão a mudar a forma como nos relacionamos com a água, seja continental ou marítima, e a questão que deve ser respondida é se o mundo está preparado para enfrentar esta mudança como sociedade.

A mudança para energias limpas está a aumentar vertiginosamente a procura global de matérias-primas como o cobre, o lítio, o níquel, o cobalto e outros minerais essenciais e elementos de terras raras, para os quais a indústria mineira pode posicionar-se como um fornecedor privilegiado das novas cadeias de abastecimento sustentáveis.

As empresas mineiras sabem que estas matérias-primas do futuro são essenciais para a transição energética, no entanto, a sua extracção exigirá uma gestão da água rentável, sustentável e socialmente responsável para a sua viabilidade aos olhos das comunidades locais e dos investidores globais.

Informe proyección de consumo de agua 2020-2032 Fuente: Informe proyección de consumo de agua 2020-2032, Cochilco.

Segundo a comunidade científica, o consumo de água para produzir um quilo de lítio pode variar entre 400 e 2 milhões de litros. E o lítio é apenas um dos grandes consumidores, de acordo com o Relatório de Consumo de Água na Mineração 2019 – 2020 elaborado pela Sociedade Nacional de Mineração (Sonami) do Chile, a mineração de cobre consumiu 12,34 m3/seg. 2019 e 11,5 m3/seg em 2020 de água continental, que inclui águas de fontes superficiais, subterrâneas e de terceiros. A mineração de outros metais e não metálicos consumiu 1,2 m3/seg em 2019 e 2020. Assim, o consumo da mineração chilena foi de 13,56 m3/seg em 2019 e 12,7 m3/seg em 2020.

É por isso que o sector mineiro está a prestar atenção renovada ao tratamento da água em vários países.

Nesse sentido, destacam-se ações realizadas por empresas como a Black & Veatch. Nas palavras de Pablo Peñaranda, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Latam da empresa, “como Black & Veatch, estamos comprometidos em contribuir para os objetivos de abastecimento e reutilização de água e traçamos duas estratégias recomendadas por nossa equipe de especialistas para ajudar nossos clientes de mineração para maximizar sua capacidade de recuperação de água.”

Como desenvolver fontes alternativas de água?

Para enfrentar o desafio do elevado consumo de água pela mineração, que se soma à escassez de água enfrentada por muitos países do mundo, a empresa sugere o desenvolvimento de fontes alternativas de água, para o que alerta para a importância da reutilização e da dessalinização, juntamente com a otimização de processos, tratamento e o conceito de água digital.

Reutilização: Os avanços nos equipamentos de tratamento, a monitorização e controlo mais inteligentes e a melhoria da economia uniram-se para torná-lo uma solução viável para melhorar a fiabilidade do abastecimento de água quando a disponibilidade das fontes existentes é inconsistente.

Dessalinização: A adoção da dessalinização como alternativa para o abastecimento de água doce está aumentando nas regiões costeiras. Embora a dessalinização da água do mar proporcione um abastecimento essencialmente ilimitado, a dessalinização de águas subterrâneas salinas e a reutilização de águas residuais de processo podem proporcionar um abastecimento adicional, muitas vezes a custos mais baixos.

Faça mais com menos em operações

Otimização: Uma forma de minimizar o consumo de água nas operações é por meio da intensificação dos processos. Isto envolve a utilização de tecnologias avançadas para aumentar a capacidade de tratamento, melhorar a recuperação de recursos e alcançar a qualidade desejada da água utilizando menos energia e menos produtos químicos.

Tratamento de água: As empresas mineiras precisam de neutralizar a acidez; tratar componentes específicos como sulfatos, nitratos, salinidade, metais pesados, selênio, etc., formação de incrustações, corrosão e orgânicos; eliminar elementos regulamentados como metais e metalóides; e controlar a toxicidade.

Água digital: As soluções de dados e análises podem melhorar a eficiência do capital, a otimização de processos e a segurança cibernética por meio de ferramentas como instrumentação, automação, relatórios avançados, IA, gêmeos digitais e muito mais.

Para mais informações pode consultar: https://www.bv.com/perspectives/supply-and-usage-targets-to-build-water-resilience

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL