Resíduos de construção e demolição

O setor de construção gera grandes quantidades de resíduos. Enquanto a taxa de reciclagem dos resíduos de construção e demolição (C&D) varia ao redor do mundo, o material recuperado é sempre reciclado em materiais de menor qualidade ou acaba em aterros sanitários, este último uma realidade muito presente na América Latina.

Desperdícios de construção (Foto: Stadler)

Mas à medida que a demanda por matérias-primas e o esgotamento dos recursos naturais aumentam, as plantas avançadas de recuperação e reciclagem de resíduos estão se tornando mais importantes. A este respeito, Stadler observou um aumento na demanda por instalações de triagem de resíduos capazes de produzir material de qualidade que possa ser reciclado para substituir parcialmente os recursos naturais virgens no ciclo de produção de materiais de construção.

Com certeza, o setor de construção é um grande gerador de resíduos, na verdade, é responsável por 30-40% da geração total de resíduos nos países industrializados. Mas apesar deste grande volume, sua taxa de reciclagem varia muito entre os países. Enquanto alguns, como a Holanda, Irlanda e Hungria relatam taxas de recuperação entre 99% e 100% em 2017-2018, o número em outros varia de 0% a 69%.

Em todos os casos, a maior parte do material recuperado é utilizado em aplicações de menor qualidade, principalmente em aterros de construção de estradas, fundações ou aterros de construção, ou acaba em aterros. Portanto, o material recuperado não substitui ou reduz significativamente o uso de matérias-primas nos processos de produção, dificultando uma economia circular eficiente.

Resíduos de construção e demolição: grande potencial de reciclagem

Juan Carlos Hernandez Parrodi Juan Carlos Hernandez Parrodi (Foto: Stadler)

Isto mostra que enormes desperdícios estão sendo desperdiçados. “Resíduos de construção e demolição geralmente contêm concreto, madeira, metais, vidro, resíduos de alvenaria, pedra, solo, areia, gesso, gesso cartonado, alcatrão, plástico, isolamento, papel, papelão e elementos de construção recuperados. Há poucos materiais que não podem ser reciclados. O potencial de reciclagem destes resíduos pode ser superior a 90%”, diz Juan Carlos Hernandez Parrodi, Gerente Sênior de P&D da Stadler.

O material recuperado dos resíduos da construção e demolição pode ser reutilizado em uma variedade de aplicações. Por exemplo, atualmente menos de 5% dos agregados recuperados são utilizados na produção de concreto novo. No entanto, os agregados recuperados são adequados para substituir 10-20% dos agregados virgens em muitas aplicações de concreto, que são usados como leito de tubulação ou na construção de blocos de concreto. “De fato, estudos anteriores concluíram que, se devidamente processados e com a umidade e impurezas removidas, em certos casos, os agregados recuperados podem até oferecer vantagens sobre as matérias-primas, tais como maior resistência à compressão e uma gama mais ampla de aplicações no setor da construção”, explica ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL