Reparação e hidro demolição

Hidrodemolición

Durante décadas, os robôs de hidro-demolição foram selecionados como o equipamento ideal para remoção de concreto e preparação de superfície, oferecendo maior eficiência e produtividade do que os métodos manuais tradicionais, além de manter os operadores fora de perigo, reduzindo lesões e aumentando a eficiência.

“Os robôs de hidro-demolição usam jatos de água de alta pressão tão poderosos quanto 40.000 psi para remover camadas de concreto deteriorado e danificado. Os resultados são colagem superior e vida útil mais longa da estrutura, bem como maior segurança e produtividade.”, explica Keith Armishaw, gerente de desenvolvimento de negócios da Aquajet.

“O jato de água de alta pressão remove o concreto alargando os poros e microfissuras existentes na estrutura enfraquecida. Como o processo é livre de impactos, não há vibrações e, portanto, há menos risco de microfraturas ”, detalha.

Com taxas de produção até 25 vezes maiores do que as lanças manuais, não é de se admirar que muitos empreiteiros estejam usando robôs de hidro-demolição para reparos de convés de pontes, substituições de juntas de expansão e uma série de outras tarefas de laminação. Mas Armishaw ressalta que, com os acessórios certos, o equipamento pode ser usado também em outras áreas, como abutments e pilares.

Kit de extensão com cotovelo

Hidrodemolición

Quando as tarefas vão além da superfície da ponte, andaimes e ferramentas manuais costumam ser usados ​​para alcançar vigas na altura ou abaixo da borda da ponte, para isso o executivo recomenda um kit de extensão. “O kit de extensão oferece maior versatilidade e permite uma largura de trabalho de aproximadamente 4 metros, lado a lado e de cima para baixo, para uma maior remoção da superfície. Além disso, com a adição de um cotovelo, o robô não só pode chegar mais alto, mas também pode se curvar para acessar áreas de difícil acesso”.

Desta forma, um kit de extensão pode ser utilizado para a remoção do concreto ou preparação da superfície na lateral de uma ponte ou coluna enquanto o robô permanece na plataforma, não sendo necessário desmontar o guarda-corpo da ponte. Além disso, o kit pode ser configurado para permitir a remoção de material da peçaparte inferior de uma plataforma de ponte alcançando a borda e apontando a cabeça de corte para cima.

Ferramenta rotativa

Um complemento perfeito para o kit de extensão poderia ser uma ferramenta rotativa com vários jatos de água, permitindo uma preparação eficiente da superfície e remoção da membrana em locais de difícil acesso. “Essas ferramentas aproveitam a potência do robô de hidro-demolição, operando a até 36.259 psi (2.500 bar), para eliminar a necessidade de lanças manuais e jato de areia, ao mesmo tempo que proporcionam uma superfície de colagem superior. Com uma ferramenta rotativa, os empreiteiros podem facilmente atingir valores de preparação de superfície de concreto (CSP) de 3 a 10 ”, afirma Armishaw.

Ferramentas rotativas limpam, removem e lixam superfícies de concreto e podem resistir a revestimentos de borracha, tinta, ferrugem, plástico e outros materiais. “As ferramentas estão disponíveis com até 20 jatos ou bicos e oferecem velocidades de produção de até 139 metros quadrados por hora, dependendo da aplicação. Eles podem ser usados ​​em qualquer lugar que o robô alcance, reduzindo a necessidade de andaimes e o uso de ferramentas manuais ”, complementa.

Hidrodemolición

Outra vantagem desse sistema de jato de areia na preparação de superfícies e na remoção de tinta é que elimina a contaminação por poeira e não há areia contaminada para descarte.

Os fabricantes líderes da indústria oferecem cabeçotes de corte especializados para preparação de superfície e podem cobrir um diâmetro de superfície de até 36 centímetros para produtividade máxima.

Cabeça de corte circular

Outro acessório recomendado pela Armishaw é uma cabeça de corte circular, que segundo o executivo aumenta muito a eficiência para a remoção de concreto em pilares e pilares. “Tradicionalmente, o reparo e a reabilitação dessas estruturas exigiam uma boa quantidade de reposicionamento à medida que o trabalho com ferramentas manuais progredia, muitas vezes em andaimes. No entanto, as cabeças de corte circulares incorporam duas peças semicirculares de trilho que envolvem pilares de qualquer diâmetro para criar um anel de 360 ​​graus. A partir daí, uma cabeça de corte robótica é acoplada e “caminha” sobre uma viga de roletes curvos. A pista circular e a cabeça de corte são movidas para cima e para baixo usando o mastro do robô ”, explica.

Esse processo elimina a necessidade de reposicionar o equipamento ou a equipe, economizando um tempo significativo e, ao mesmo tempo, fornece alta potência para remoção de concreto e material.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL