Rep. Dominicana perto de concluir represa

14 December 2020

Insepcción Montegrande

A represa Montegrande, que está em construção na República Dominicana, pode ter sua conclusão no final de 2022, segundo o diretor executivo do Instituto Nacional de Recursos Hídricos do país Olmedo Caba. Ele deu a declaração em visita às obras junto com o presidente executivo do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), Dante Mossi. O BCIE financia a obra com US$ 249,6 milhões.

Mossi comentou que busca-se replicar este projeto em outros países, e informou que o BCIE instalará um escritório em Santo Domingo.

O projeto é tocado pelo consórcio Montegrande do qual participam a Andrade Gutierrez e a Servinca, e quando estiver pronto beneficiará 400 mil famílias com água potável e energia elétrica.

A barragem terá uma capacidade de armazenamento de 340 milhões de metros cúbicos de água e poderá, através do aproveitamento elétrico, gerar 18 MW. Isto são dois terços da demanda da região no país caribenho.

Parte importante do projeto foi a construção de um muro de 2.240 metros de comprimento e 60 de altura, com núcleo de concreto asfáltico. O material foi previamente submetido a ensaios em laboratórios na Noruega para comprovação de resistência.

A impermeabilização foi feita a 30 metros de profundidade em 1,5 km de comprimento, a fim de evitar vazamentos.

Outro fato importante do projeto é seu sistema de desaguamento, que se compõe de duas comportas, uma de serviço e outra de emergência. A primeira tem capacidade de vazão de 10 mil metros cúbicos por segundo automaticamente, e a segunda tem a particularidade de ser a maior comporta no Caribe, com 700 toneladas de aço, construída pela empresa Servinca.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL