Remanufatura: criando um novo ciclo de vida

Ouça este artigo

Todo fim é um novo começo.

centro de remanufactira de Volvo CE Os componentes selecionados passam por um processo de desmontagem completo, no qual as peças desgastadas ou danificadas são separadas daquelas que ainda podem ser reutilizadas (Foto: Volvo CE).

“Todo fim é um novo começo”, assim Moises Silva, coordenador de remanufatura de componentes da Volvo América Latina, define o processo de remanufatura que a Volvo realiza em suas instalações em Curitiba.

Segundo o executivo, trata-se de um processo abrangente que consiste em restaurar e renovar componentes usados por meio de um rigoroso processo de remanufatura, para que voltem a atender aos padrões de qualidade e desempenho da Volvo, maximizando o valor e a vida útil dos componentes e peças dos equipamentos, proporcionando lhes um novo ciclo de vida.

Conforme explica Silva, o processo de remanufatura começa com a coleta de componentes usados, que podem incluir motores, transmissões, eixos e outros elementos-chave. Esses componentes são enviados para a planta de remanufatura em Curitiba, onde uma equipe de técnicos altamente treinados realiza uma avaliação minuciosa de cada peça.

Durante a avaliação, verifica-se o estado do componente e determina-se se é possível submetê-lo a uma remanufatura. Quando se trata de transmissões e motores, o processo é feito pela própria Volvo em suas instalações.

Um ponto importante que Silva enfatiza é que esse processo não é um recondicionamento. Os componentes selecionados passam por um minucioso processo de desmontagem, no qual as peças desgastadas ou danificadas são separadas daquelas que ainda podem ser reaproveitadas. As peças desmontadas passam então por um rigoroso processo de limpeza, substituição das peças danificadas e extensos testes para garantir que o componente remanufaturado atenda aos padrões de qualidade da marca. Esses testes são realizados em condições semelhantes às de operação real, para garantir que os componentes estejam prontos para uso em equipamentos de construção.

centro de remanufactira de Volvo CE A Volvo está tão confiante em seus processos de remanufatura que todas as peças vêm com uma garantia de dois anos, assim como um produto novo (Foto: Volvo CE).

Depois que os componentes remanufaturados passam por todos os testes de qualidade, eles são embalados e prontos para serem enviados aos clientes. Esses componentes oferecem desempenho e confiabilidade comparáveis aos novos, mas a um custo menor e com menor impacto ambiental, maximizando o valor dos materiais existentes.

A Volvo está tão confiante em seus processos de remanufatura que todas as peças vêm com garantia de dois anos, assim como um produto novo.

Sustentabilidade

A abordagem da Volvo para a remanufatura não se concentra apenas na eficiência e no desempenho, mas também na sustentabilidade. Esse sistema faz parte da abordagem de economia circular da empresa, que busca reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos componentes. Ao recondicionar e reaproveitar componentes usados, a Volvo Latin America contribui para a sustentabilidade ambiental ao consumir 70% menos energia em comparação com a fabricação de novos componentes. Além disso, oferece a seus clientes uma opção econômica e confiável para manter e melhorar seus equipamentos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL