Relicitação de Viracopos vai auxiliar no desenvolvimento da aviação brasileira

By Luciana Guimaraes17 September 2021

O processo de relicitação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), vai ajudar no desenvolvimento da aviação brasileira.

Esta é a avaliação do diretor do Departamento de Políticas Regulatórias da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ricardo Sampaio da Silva Fonseca, sobre o tema.

O TECA (Terminal de Carga) de Viracopos ganhou notoriedade no último ano ao se consolidar como uma das principais portas de entrada do Brasil de equipamentos e de vacinas usadas no combate à COVID-19. Até o final deste ano, o aeroporto deve ser a porta de entrada de pelo menos 200 milhões de doses de vacinas.

Reformas no terminal de passageiros, ampliação do sistema de taxiway e dos pátios para aviação comercial, além da implantação do Sistema de Terminal de Passageiros, são algumas das principais melhorias Aeroporto de Viracopos previstas com a nova concessão, que trará investimentos privados na ordem de R$ 4,2 bilhões no terminal paulista.

A expectativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, é que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.

“A gente visa o desenvolvimento da aviação. Isso tem diversas consequências, se a gente faz, por exemplo, concessão de bloco, não por outro motivo, mas justamente para poder favorecer a aviação e não ter os maiores ágios possíveis. A gente quer que esses valores sejam revertidos para melhoria da infraestrutura, e em última análise para provimento do serviço público”, afirmou o diretor.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL