Relatório revela aumento de sustentabilidade: 73% dos empreiteiros já implementam práticas

Um estudo aprofundado da abordagem da indústria da construção à sustentabilidade revelou que 73% dos empreiteiros já implementaram práticas de sustentabilidade nos seus negócios, seguidos pelos revendedores e proprietários de equipamentos com 69% e alugueres de equipamentos com 64%.

O relatório mostra que os profissionais da construção estão tomando medidas para aumentar a sustentabilidade. (Foto: AdobeStock)

Nos próximos cinco anos, 50% das empresas de construção esperam implementar mais práticas de sustentabilidade, enquanto outros 32% considerarão isso.

O relatório Construindo um futuro melhor, do player global de IoT Trackunit, entrevistou quase 13.000 profissionais do setor. Revelou também que 58% dos profissionais da construção esperam que a sustentabilidade se torne mais “importante” nos próximos cinco anos, em comparação com apenas 26% que pensam que a sua importância diminuirá.

A pesquisa mostra que os segmentos de empreiteiros e de aluguer de equipamentos atualmente priorizam mais a sustentabilidade do que os segmentos de proprietários de equipamentos e revendedores, com 59% marcando-a como “importante”, em comparação com 43% e 51%, respetivamente.

“O que isto mostra claramente é que os profissionais da construção já levam muito a sério a sustentabilidade e querem fazer o que é certo para o seu negócio e para a sociedade como um todo”, disse o CEO da Trackunit, Soeren Brogaard. “Não é realmente uma surpresa que os empreiteiros liderem aqui, uma vez que estão na ponta da cadeia de abastecimento da construção, o que também exerce uma pressão significativa.”

Uma pesquisa separada da IBM mostrou que 49% dos consumidores globais em dez grandes economias pagaram um prémio por produtos considerados sustentáveis ou socialmente responsáveis.

“Com as pressões regulatórias, as exigências da sociedade por práticas de construção melhores e mais limpas e as metas da ONU para 2030 em matéria de relatórios de emissões dominando cada vez mais as agendas do governo e das empresas, isto só irá avançar numa direcção nos próximos cinco anos”, disse Brogaard.

O relatório completo pode ser baixado aqui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL