Reforma tributária chilena pode atingir o setor da construção

By Cristián Peters16 April 2014

Reforma tributaria chilena 2014

Reforma tributaria chilena 2014

O novo governo chileno, liderado por Michelle Bachelet, está jogando rapidamente suas cartas para cumprir com uma de suas promessas de campanha: a elaboração de uma reforma tributária. No entanto, essa reforma não tem estado isenta de polémicas, devido ao fato de que muitos players de diversos setores apontam uma série de vazios e mudanças que poderiam afetar a economia do país.

Um dos setores que demostrou estar em alerta foi o da construção, já que o preço das moradias poderia aumentar entre 5% e 13%, segundo o canal de notícias CNN Chile.

O projeto da presidente estabelece uma modificação em relação à devolução do imposto ao valor agregado (IVA, que atualmente é de 19%). Neste momento as companhias que constroem moradias de até 4.500 unidades de fomento (cerca de US$190 mil), as quais podem ter acesso a uma recuperação de até 65% desse imposto.

No entanto, o projeto apresentado limitaria este benefício a construções de até 2.000 UF (cerca de US$86.000).

Cabe destacar que os bairros de Santiago, Las Condes e Ñuñoa abrangem quase 50% da oferta de moradias de entre 2.000 e 4.500 UF.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL