Recorde mundial de perfuração de túneis: STRABAG quebra a marca de 25,8 quilômetros com uma única tuneladora

Em junho de 2019, os especialistas em perfuração de túneis da STRABAG começaram a escavar um túnel de 37 km sob o Parque Nacional North York Moors com uma tuneladora (TBM) Herrenknecht. Agora, a equipe do projeto tem um motivo muito especial para comemorar: o túnel para a mina Woodsmith, perto de Whitby, no nordeste da Inglaterra, atingiu a marca de 25,8 quilômetros, estabelecendo um novo recorde mundial para a rota TBM individual mais longa. A máquina de 1.775 toneladas e 6 metros de diâmetro, chamada Stella-Rose, está perfurando o subsolo há aproximadamente quatro anos e meio.

Récord mundial de construcción de túneles: STRABAG alcanza la marca de 25,8 km con el recorrido de una tuneladora más largo del mundo en el proyecto Woodsmith. Récord mundial de construcción de túneles: STRABAG alcanza la marca de 25,8 km con el recorrido de una tuneladora más largo del mundo en el proyecto Woodsmith. (Foto: Strabag)

No entanto, não é apenas a abertura de túneis que está batendo recordes no projeto Woodsmith. A STRABAG UK está construindo o túnel transportador mais longo do mundo para um sistema de transporte mineral permanente (MTS) para a Anglo American. Quando estiver concluído, o MTS será usado para transportar minério do maior depósito de polialita do mundo, de baixo do Parque Nacional North York Moors até Wilton, Teesside, para processamento posterior. A polialita, um mineral de ocorrência natural que pode ser usado como fertilizante na agricultura orgânica, é extraída da mina Woodsmith por meio de dois poços de 1,6 quilômetro conectados à correia transportadora subterrânea, um sistema escolhido para minimizar o impacto ambiental na superfície. Com um diâmetro interno de 4,9 m, o túnel transportador e o sistema de transporte foram projetados para processar até 20 milhões de toneladas de material por ano.

Quando o projeto geral for concluído, a Anglo American e a STRABAG esperam que o recorde seja oficialmente confirmado pelo Guinness World Records. Até que isso aconteça em 2026, a equipe do local da STRABAG terá que ser paciente. Cerca de 450 pessoas trabalham diretamente no projeto Woodsmith, e cerca de 75% delas são locais de Teesside. A preferência da STRABAG por trabalhar com parceiros de construção e fornecedores locais também criou muitos outros empregos na região.

O diretor administrativo da STRABAG UK, Simon Wild, disse: “Estamos muito orgulhosos da equipe do projeto Woodsmith por ter alcançado esse marco incrível e batido o recorde mundial atual estabelecido para um único túnel perfurado. Esse é outro exemplo de nossa presença crescente no nordeste da Inglaterra e no Reino Unido, demonstrando nossa experiência líder no setor.

Andrew Johnson, diretor do projeto Woodsmith da Anglo American, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por atingir um marco tão incrível no Reino Unido como parte de nosso projeto pioneiro. É uma demonstração dos frutos do trabalho em equipe com nossos parceiros. Agora estamos concentrados em olhar para o futuro e estabelecer um novo recorde mundial a cada dia. O Woodsmith Tunnel é uma parte fundamental do nosso compromisso de criar uma mina sustentável com o mínimo de impacto ambiental.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL