Radiografia da inovação na construção

Chile realiza o primeiro estudo sobre a aplicação de modelos inovadores na construção

Atualmente, a construção está enfrentando o grande desafio de avançar em direção à sustentabilidade. Para enfrentar esse problema, o setor tem se concentrado na implementação de estratégias inovadoras que contribuam para melhorar a eficiência e a competitividade do setor.

Para ter dados precisos sobre esse assunto, a Câmara Chilena da Construção (CChC) encomendou a “Radiografia da Inovação para a Construção” à Direção de Pesquisa Científica e Tecnológica da Pontifícia Universidade Católica do Chile (Dictuc).

safety Foto: Adobe Stock by winnievinzence

O estudo fornece uma análise abrangente do atual cenário de inovação no setor, abordando não apenas o desempenho das empresas nessa área, mas também a disponibilidade e o uso do ecossistema de inovação disponível para elas no país.

“O setor está trabalhando para melhorar a produtividade porque isso significa mais crescimento para a economia, e o governo está fazendo o mesmo de maneiras muito concretas. Uma delas é identificar as porcas e os parafusos que precisam ser apertados para que os processos, as metodologias e as estratégias de inovação do setor privado, especialmente de setores tão importantes como este, possam chegar a uma conclusão bem-sucedida e ser ouvidos pelo governo. Essa é uma tarefa que nós, do Ministério da Ciência, estamos enfrentando com grande ênfase, e essa radiografia, sem dúvida, nos permitirá identificar novas medidas que podemos abordar e implementar para contribuir com essa colaboração público-privada que é essencial para que a produtividade de nossa indústria e o crescimento de nosso país decolem”, comentou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Aisén Etcheverry, durante a apresentação do estudo no início da semana.

Por sua vez, a gerente geral da CChC, Paula Urenda, comentou que “de alguma forma, temos no inconsciente coletivo que o setor de construção não foi capaz de se modernizar e inovar nos últimos anos. Hoje vemos que esse não é o caso, o mito de que o setor de construção não inova foi, de certa forma, derrubado. E foi isso que quisemos fazer nessa Radiografia, quisemos medir como o setor de construção está se saindo em termos de inovação e também como estamos participando do ecossistema, obtivemos conclusões que são muito valiosas para todo o setor”.

A Radiografia da Inovação na Construção mostra que, embora esse setor continue a registrar baixos níveis de inovação, ele relatou um progresso significativo na incorporação de novas tecnologias de construção, como a tecnologia de construção de edifícios.

A Radiografia da Inovação na Construção mostra que, embora esse setor continue a registrar baixos níveis de inovação, ele tem relatado um progresso significativo na incorporação de novas tecnologias de construção, como BIM e impressão 3D, para citar algumas, e que as empresas de construção, mesmo que mantenham sua cultura tradicional, estão começando a adotar novas formas de fazer as coisas.

As informações fornecidas por essa Radiografia permitem identificar oportunidades para melhorar os níveis do setor, incluindo o desenvolvimento de métodos que permitam às empresas do setor registrar e medir as inovações que ocorrem no exercício diário de suas atividades; usar as ferramentas e os fundos públicos disponíveis para que as empresas inovem e aproveitar a disponibilidade de consultoria em inovação para que as empresas do setor tenham estudos que lhes permitam instalar e desenvolver capacidades avançadas de inovação.

Documentos de suporte

 
RADIOGRAFIA INNOVACION DOC.pdf Estudio Dictuc CChC Size: 1.0 MB Click to download
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL