Rússia se aproxima do Canal da Nicarágua

By Fausto Oliveira02 October 2014

Nicaragua canal definite path

Nicaragua canal definite path

O presidente da Agência Promoção de Investimentos da Nicarágua, Laureano Ortega Murillo, disse à imprensa do seu país esta semana que empresas russas se aproximaram da concessionária do projeto de canal interoceânico nicaraguense para ver as possibilidades de participação no megaprojeto.

Murillo não disse quais empresas da Rússia, nem com que interesse específico teriam se reunido com a chinesa HKND, dona da concessão de construção e operação do novo canal centro-americano por 50 anos. Mas esclareceu que as russas estariam interessadas em participar das muitas subcontratações que um projeto desta envergadura seguramente demandará.

O representante do governo da Nicarágua aproveitou a entrevista para informar que recebeu expressões de interesse sobre o Canal de empresas da Holanda, Dinamarca, Alemanha e França, além da Rússia. Mas nestes casos foi ainda menos específico.

O chamado Grande Canal da Nicarágua será uma via de 278 quilômetros que passará por toda a largura do território nacional, cruzando 105 quilômetros por um lago. Além da construção do próprio canal, o megaprojeto prevê a instalação de infraestruturas associadas, tais como dois portos, um aeroporto, uma zona empresarial de livre comércio e centros turísticos.

A companhia chinesa HKND é a encarregada de construi-lo a partir de dezembro desse ano, segundo prometem as autoridades do país centro-americano. O orçamento da obra não foi confirmado, mas fontes do governo nicaraguense sempre disseram que o valor alcança os US$ 40 bilhões.

Enquanto se planeja o canal nicaraguense para receber navios de maior capacidade do que o canal do vizinho Panamá, o centenário canal criado pelos Estados Unidos na América Central deverá ter sua expansão finalizada antes da inauguração de seu competidor. As opiniões sobre a possibilidade de coexistência entre dois canais interoceânicos próximos se dividem. Há quem diga que o Canal do Panamá expandido torna inútil o da Nicarágua, e há aqueles que apostam pelo crescimento do comércio internacional a um nível que exigirá mais estruturas facilitadoras do transporte de mercadorias entre a Ásia e o Ocidente.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL