Quebrando recordes

O ranking Transport 50 deste ano mostra sinais de melhora e investimentos no setor de transporte, revelando um crescimento saudável com expansão e substituição de frotas.

A Mammoet, que pelo segundo ano consecutivo aumentou sua capacidade de carga em cerca de 10%, passando a 180.900 toneladas na edição deste ano, se manteve como a maior empresa de transporte especializado do mundo. Com 143.988 toneladas, ficou em segundo lugar a companhia inglesa ALE, que aumentou a base de trabalhadores e o número de reboques modulares e especializados, incrementando a frota em mais de 15%.

Nova no Top 3 é a especialista em carga pesada Sarens. Baseada na Bélgica, a empresa aumentou sua capacidade de transportadores especializados para 21.343 toneladas.

A Sarens trocou de lugar com a Landtsar Transportaion Logistics, que ficou em quinto lugar, enquanto a Fagioli ocupou a quarta posição novamente. A ATS Specialized e a Challenger Motor Freight também trocaram posições e agora estão em sexto e sétimo, respectivamente.

Recém-chegada ao Top 10 está a empresa combinada All Erection & Crane Rental Corp e Dawes Specialized Transport (DST). Com um total de 37 armazéns e uma capacidade total de frota de 56.235 toneladas, as empresas estão listadas na oitava posição. Vale lembrar que a DST pertence ao grupo All, e no ano passado esteve ranqueada na posição 61, individualmente.

Mas este ano houve mais surpresas e muitas incorporações. Também nova no Transport 50 é a Hareket Heavy Lifting and Project Transportation, que entrou à lista na posição 28 com uma capacidade de frota de 12.876 toneladas.

A holandesa Van der Vlist também aparece pela primeira vez e conseguiu o posto número 31, com capacidade total de 11.182 toneladas, enquanto a sul-coreana KCTC ficou na posição 45 com uma frota de 9.080 toneladas.

Forte progresso

Algumas companhias da lista deste ano fizeram importantes investimentos nas suas frotas. Por exemplo, a Deep South Crane & Rigging subiu sete posições, passando do posto 25 ao 18 graças a um incremento de 45% em sua capacidade. Por sua vez, a Havator recuperou o terreno perdido na edição passada. A companhia havia caído da posição 22 para 42, mas neste ano recuperou oito posições graças a um importante investimento.

Nabros Transport, da Índia, saiu da posição 47 para 39. A empresa conta com uma frota de 10.072 toneladas de capacidade, 2.550 a mais do que no ano anterior. Por sua vez, a companhia inglesa de guindastes e transporte Ains cough, depois de quase dobrar sua capacidade para 7.256 toneladas, se moveu 11 posições para cima e ficou em 57. Um movimento similar foi o da empresa Trans-United, que após incrementar em 60% sua capacidade, passou do posto 62 ao 51, ficando fora da lista final por muito pouco.

Apesar das mudanças positivas na tabela, uma série de empesas perderam posições. Em alguns casos isso não se deu por perda de capacidade, e sim por aumento da concorrência. A NCSG Crane and Heavy Haul (NC Services Group), saiu do ranking este ano porque passou da posição 30 para 56.

Mau ano

A contrário da tendência mundial, as companhias latino-americanas não apresentaram bons resultados, com sete das empresas do Top 50 perdendo posições.

Continua na liderança da região a colombiana Transportes Montejo, ainda que ela tenha perdido uma posição e tenha se colocado em 22º lugar entre as maiores do mundo.

As brasileiras Irga Lupércio Torres (24), Locar Guindastes e Transportes Intermodais (29) e Superpesa (41) perderam terreno pelo segundo ano consecutivo. Do Brasil, apenas a Megatrans conseguiu manter sua posição de um ano a outro, e ficou novamente em 35º.

A peruana Stiglich Transportes, apesar de haver aumentado sua capacidade de frota a 8.262 toneladas, caiu quatro posições.

Mas nem tudo são más notícias. A mexicana Tradelossa foi a única latino-americana a avançar posições, e continuando sua tendência de ascensão passou de 28ª para 25ª. Além disso, este ano se somou uma nova representante regional: a equatoriana Transportes Noroccidental, que na edição passada havia ficado no posto 64 e agora conseguiu entrar entre as maiores em 49º lugar.

Sobre o Transport 50

O índice Transport 50 é calculado usando-se a capacidade total de carga de todo equipamento de transporte especializado que uma empresa possua em sua frota.

Na revista, só há espaço para expor completamente a lista das 50 maiores. A informação completa com relação a todas as empresas listadas, além de outras tabelas e estatísticas relativas ao Transport 50 estarão disponíveis no site www.khl.com.

A KHL reafirma seu permanente interesse por receber informação de empresas ainda não listadas no Transport 50. Se sua empresa é uma delas, convidamos ficar atentos aos formulários de inscrição para o Transport 50 de 2015 e às convocatórias no site da KHL durante o segundo trimestre do ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL