Que diferenças existem entre um equipamento elétrico ou diesel?

08 February 2022

Os fabricantes de equipamentos de construção estão adotando a energia elétrica. A maioria dos principais fabricantes de equipamentos de construção tem veículos elétricos (EVs) em sua linha de produção atual.

Parte disso se deve a decisões corporativas para diminuir o impacto negativo quando se trata de mudanças climáticas e poluição, e parte se deve a ajudar seus clientes a serem mais produtivos e lucrativos. Os veículos elétricos não produzem emissões locais, portanto, você pode executá-los em ambientes fechados, onde substituem o trabalho manual, aumentando a produtividade.

Eles também produzem menos ruído, para que possam ser usados ​​em ambientes com restrição de ruído. E porque eles podem ser usados ​​em mais aplicações, os proprietários de equipamentos elétricos de construção poderão trabalhar em projetos cada vez mais diversos.

1. DEMONSTRAÇÃO DE EVS

A Casper Company, uma empreiteira de concreto e demolição com sede em Spring Valley, Califórnia, possui seis veículos elétricos (uma frota de minicarregadeiras Sherpa e máquinas de demolição com controle remoto por rádio Brokk) e durante três meses demonstrou a carregadeira de rodas Volvo L25 e a escavadeira Volvo ECR25. O L25 Electric apresenta a mais recente tecnologia de bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade de 39 kWh.

La L25 de Volvo CE en funcionamiento despejando carreteras en un sitio de Eberhard, Suiza. L25 da Volvo CE em operação. Foto: Volvo CE

Ele fornece uma linha de acionamento do motor elétrico máximo de 48 hp e um sistema hidráulico de trabalho do motor elétrico máximo de 43 hp. Possui uma força de desagregação de 12.252 libras e uma velocidade máxima de deslocamento de 10 mph.

A ECR25, por sua vez, é uma máquina de cauda zero que possui uma voltagem de bateria de 48V, capacidade de bateria de 20kWh e um motor elétrico máximo de 24hp. Tem uma altura máxima de despejo de nove pés e oito polegadas (com vara longa opcional) e uma profundidade máxima de escavação de nove pés e uma polegada (com vara longa opcional) e possui uma força de desagregação de 5.020 lb-ft. “Nós os usamos em quase todas as aplicações que fazemos regularmente”, diz o superintendente de equipamentos de demolição da Casper Company, Darrell Merritt.

“Nós os usamos em aplicações de escavação, montamos a escavadeira com um martelo hidráulico, cortamos concreto com a carregadeira, carregamos caminhões, nivelamos, trabalhamos no subsolo e tudo relacionado à demolição.” Existem algumas diferenças entre possuir e operar a versão elétrica dessas máquinas em comparação com suas contrapartes a diesel. Tanto a versão elétrica quanto a diesel podem realizar as mesmas funções e usar os mesmos acessórios sem que haja alteração no desempenho.

2. CRONOGRAMA DE TRABALHO

A primeira grande diferença, no entanto, é o horário de carregamento desses veículos, o que pode limitar a quantidade de trabalho que eles realizam e afetar sua programação. “Recebemos de cinco a seis horas de uso das máquinas”, diz Merritt. “E todas as noites nós os transferimos de volta para o nosso quintal para carregá-los.” O L25 tem um tempo de execução indicativo de até oito horas (dependendo da aplicação) e um tempo de carga externa de aproximadamente duas horas. O ECR25 tem um tempo de execução indicativo de até quatro horas (dependendo da aplicação) e pode atingir 80% de uma carga completa em 50 minutos (ambos usando o sistema de carregamento 400VAC 32A).

“No final do teste de três meses, conectamos uma bateria de trailer e conseguimos oito horas de trabalho”, diz Merritt. O tempo de carregamento a bordo do L25 é de cerca de 12 horas e o tempo de carregamento a bordo do ECR25 é de cerca de cinco horas (ambos com sistema de recarga de 230 VAC 16A).

3. MANUTENÇÃO REDUZIDA

A segunda grande diferença quando se tem veículos elétricos é a diminuição da manutenção. “Não tivemos problemas de manutenção durante o teste”, diz Merritt. Um motor elétrico tem menos componentes do que um motor a diesel, o que significa que há menos falhas e menos necessidade de manutenção. Sem troca de óleo, troca de filtro e Fluido de Escape Diesel (DEF). Além disso, os operadores não colocarão acidentalmente diesel no tanque de DEF ou DEF no tanque de diesel, pois não há tanques.

4. ENERGIA LIMPA DUAS VEZES

A energia elétrica é limpa de duas maneiras; é melhor para o meio ambiente (dependendo da fonte de energia) e é sempre livre de poluição. Com os VEs, você não precisa pedir e armazenar grandes quantidades de combustível para sua frota. E você não precisa se preocupar com a contaminação do combustível ou garantir que ele permaneça na temperatura certa. A energia elétrica é sempre livre de poluição e nunca será desperdiçada devido à deterioração.

5. PLANO PARA MENOS TRABALHADORES

Como muitos veículos elétricos podem trabalhar em ambientes fechados e em outros espaços onde as máquinas a diesel não podem, essas máquinas geralmente substituem o trabalho manual. “Nossos trabalhos exigem veículos elétricos”, diz Merritt. “Trabalhamos no subsolo e dentro de prédios que estão ocupados, então as máquinas a diesel não são uma opção. Nesses casos, muitas vezes trabalhamos à mão, mas há um enorme ganho de produtividade com o uso de um veículo elétrico. Uma aplicação manual de uma hora, podemos concluir em apenas 20 minutos com uma máquina elétrica.”

Conclusões

O Volvo L25 Electric e o ECR25 Electric foram demonstrados não apenas pela Casper Company, mas por três outras empresas em várias aplicações em diferentes climas nos EUA. Espera-se que as máquinas estejam disponíveis no próximo ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL