Quatro cidades aderem a declaração de Construção Limpa

25 November 2020

c40_cities

Os prefeitos de quatro cidades importantes do mundo aderiram à Declaração pela Construção Limpa do C40 Cities, com o objetivo de reduzir à metade as emissões da construção até 2030.

Os prefeitos de Oslo, Los Angeles, Cidade do México e Budapest se comprometeram a trabalhar com as empresas locais para que o processo de construção seja mais sustentável.

Os objetivos estabelecidos são:

● Reduzir as emissões incorporadas em ao menos 50% para todos os edifícios novos e reformas para 2030.

● Reduzir as emissões incorporadas em ao menos 50% de todos os projetos de infraestrutura para 2030.

● Adquirir e, quando for possível, utilizar unicamente maquinário de construção de zero emissões a partir de 2025.

Os prefeitos se comprometeram a usar seu respectivo poder aquisitivo para mobilizar a mudança na construção, ao normalizar o uso de equipamentos zero emissões nos projetos dentro de suas competências.

Também prometem insistir na responsabilidade e transparência em todas as cadeias de suprimentos dos projetos.

Ao assinar a declaração, cada prefeito se comprometeu também a aprovar pelo menos um projeto emblemático de construção com zero emissões líquidas até 2025.

Outro aspecto da declaração implica a reutilização do parque atual de edifícios e infraestrutura nestas cidades, com o objetivo de reduzir a necessidade de matéria prima e criar trabalhos de construção ecológicos.

Unidos pela mudança

O grupo C40 Cities afirma que o setor de construção é atualmente o responsável por mais de 23% das emissões de gases de efeito estufa no mundo, e por 30% do consumo global de recursos.

A organização afirma que, se não forem freadas as práticas atuais, o planeta poderia experimentar um aumento geral da temperatura de 3 graus, com consequências potencialmente devastadoras.

“Estamos seguros de que a Declaração de construção limpa C40 vai contribuir para mudar o mercado de construção em nível mundial. Juntos, podemos eliminar os combustíveis fósseis e reduzir por completo as emissões dos canteiros de obra. Desafiamos o ministro do Meio Ambiente a atuar e pedir às cidades de todo o mundo que se juntem a nós”, disse Raymond Johansen, prefeito de Oslo.

Sobre o C40 Cities

A rede C40 Cities conecta 97 cidades com prefeitos comprometidos a cumprir os objetivos do Acuerdo de Paris.

Para mais informação, visite o site do C40 Cities.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL