Qual é o aplicativo soberano de equipamentos de construção?

Conhecemos toda a tecnologia que vai mudar a indústria de equipamentos de construção nos próximos anos? Ou existem tecnologias transformadoras no horizonte que vão mudar tudo? Alan Berger e Carl Gustaf Goransson, da empresa especializada em consultoria abcg, dão sua perspectiva.

the concept of carrying out work on the construction of a highway without human intervention. Using artificial intelligence to analyze and reduce production costs Image: kosssmosss via AdobeStock - stock.adobe.com

Como disse certa vez o ex-político norte-americano Donald Rumsfeld: “Há coisas conhecidas; coisas que sabemos que sabemos. Também sabemos que existem incógnitas conhecidas; coisas que sabemos que não sabemos. Mas também existem incógnitas desconhecidas – aquelas que nem sabemos que não conhecemos.”

Esta citação poderia ter sido falada sobre o futuro da indústria global de equipamentos de construção. Parece haver um consenso de que o futuro gira em torno da eletromobilidade, da automação e da conectividade – mas é assim que tudo vai acontecer? E há alguma outra tecnologia que não está recebendo tanta atenção da imprensa e que poderia ter ainda mais impacto?

Combustíveis alternativos

Os combustíveis alternativos são, na verdade, todo um portfólio de tecnologias combinadas até e incluindo a eletrificação, mas, em última análise, trata-se “apenas” de como alimentamos as máquinas. É importante que os OEMs invistam aqui, pois aqueles que desenvolverem as tecnologias e arquiteturas de máquinas corretas (mecânica e elétrica) gerarão os melhores benefícios para si próprios. À medida que se desenvolvem, provavelmente se tornarão melhores que o diesel e darão às máquinas mais flexibilidade e desempenho para fazer mais – mover terra, fazer furos, levantar coisas, etc. não ajudam realmente a construção a dar um salto quântico em termos de desempenho.

Ascensão dos robôs

Apesar da agitação recente e dos relatos de máquinas totalmente autônomas, a automação como tecnologia está conosco há muitos anos. Será um processo e não um evento.

Portrait image of Carl Gustaf Göransson Carl Gustaf Göransson (Image supplied)

Alguém se lembra dos sistemas de controle 2D que foram disponibilizados no final da década de 1990?

Ou talvez coisas simples, como controles antecipados de retorno à escavação, ativados por sensores de proximidade e uma válvula hidráulica?

Estes foram o início de uma progressão que está levando a uma automação cada vez mais sofisticada. Acreditamos que o desenvolvimento incremental contínuo destas capacidades de automação será a principal tendência para a adoção da automação.

Isto está a imitar a sua evolução nos automóveis de passageiros – desde o controlo de cruzeiro básico que apenas mantinha uma velocidade até ao controlo de cruzeiro adaptativo que adapta a velocidade ao tráfego à frente e agora a assistência à manutenção de faixa que mantém o carro centrado na faixa também é comum.

Essa evolução do autômato ajuda a permitir que novos operadores sejam altamente produtivos e possam economizar dinheiro otimizando a movimentação de materiais, por isso é valioso. Mas, tal como acontece com os combustíveis alternativos, no final continuamos a executar basicamente os mesmos processos, apenas um pouco melhores.

Conectividade e dados

A telemática, enquanto tecnologia, existe há quase tanto tempo como a automação e – como tecnologia autónoma – tem um histórico limitado de sucesso.

Mesmo assim, acreditamos que a área global de dados terá o maior impacto na construção.

A maioria dos estudos sobre os benefícios e a adoção da tecnologia apontam ferramentas como fluxos de trabalho digitais, ferramentas integradas de gestão de projetos, BIM e tecnologias relacionadas como as mais adotadas e benéficas.

Considere o uso de dados BIM. Imagine num futuro próximo uma escavadeira equipada para demolição e desconstrução de um imóvel.

A máquina terá os desenhos completos da edificação em formato BIM. Ao ter estes dados em mãos – por exemplo, toda a fiação e tubulação elétrica – ele pode operar de forma muito mais eficiente e segura, resultando em maior produtividade.

Não se trata apenas de dados isolados – trata-se de colocar os dados certos nas mãos das pessoas que precisam deles , quando elas precisam deles.

O que está faltando?
Portrait image of Alan Berger Alan Berger (Image supplied)

Este é o início da metamorfose lean da indústria da construção – a mesma mudança que está em curso há mais de 20 anos nas fábricas e que impulsionou enormes melhorias de produtividade e mudou o chão de fábrica em todo o mundo.

A construção tem ficado atrasada na sua capacidade de gerar eficiência, devido à natureza personalizada da maioria dos projetos de construção e à relativa imprevisibilidade do canteiro de obras típico.

Com melhores ferramentas de modelagem digital, o compartilhamento de dados baseado em nuvem e a construção de tecnologias de percepção orientadas por IA estão quase prontos para sua próxima era. O que é ausente para habilitar esta transformação completa ?

Insights em vez de dados – Hoje em dia, a telemática e outros sistemas fornecem muitos dados, mas transformar isso em ação exige especialistas. Automatizar esta etapa para que o computador forneça sugestões operacionais (como “adicionar outra ADT para aumentar a produtividade”) fará com que a tecnologia forneça resultados de negócios mensuráveis para a maioria dos empreiteiros. Existem algumas startups e outras trabalhando em soluções de IA para fazer exatamente isso, mas ainda não está maduro nem mainstream.

Maneiras simples de conectar ferramentas e máquinas de diferentes fornecedores – o fluxo de trabalho atual é normalmente uma combinação de ferramentas de software de diferentes fornecedores e máquinas de diferentes fabricantes. Obter dados consistentes através destas plataformas e depois partilhá-los é hoje muito complexo e requer pessoas dedicadas com profundo conhecimento técnico. Há uma corrida entre alguns fornecedores de telemática, tecnologia e nuvem para fazer exatamente isso. Será que alguém vencerá e se tornará a plataforma de integração de dados padrão para a indústria?

Competências e formação em toda a cadeia, desde concessionários a empreiteiros – Mesmo que os dois primeiros desafios sejam resolvidos, os concessionários e empreiteiros terão de se tornar mais conhecedores da tecnologia. Embora a maioria reconheça a necessidade, eles são desafiados a encontrar a formação ou pessoas com formação.

Esta é uma grande oportunidade para os OEMs de máquinas e fornecedores de tecnologia com foco em tecnologia intervirem e fornecerem suporte.

Estes são apenas alguns dos ‘conhecidos ‘.

Um desconhecido pode surgir, mas duvidamos. A realidade na maioria das áreas será prosaica – mais e melhor do que temos agora – uma evolução mais constante do que uma revolução de um dia para o outro.

Mas os dados, se forem devidamente adotados, poderão – quando combinados com a automação e novas formas de propulsão, ser realmente uma mudança de jogo para a indústria.

Alan Berger e Carl Gustaf Göransson são sócios-gerentes da prática de consultoria de veículos comerciais abcg.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL