Qual a diferença entre um líder e um gerente?

20 December 2022

Qual é a diferença entre ser um líder e um gerente - e isso é importante? O colunista da IRN , Andy Wright, compartilha suas opiniões sobre ambas as funções, descobrindo que a experiência em uma é muitas vezes crítica para apoiar a excelência na outra.

Andy Wright Chief Executive Officer Andy Wright, CEO da Sunbelt Rentals. (Foto: Sunbelt Rentals)

Ao longo da minha carreira, não consigo me lembrar quantas vezes me perguntaram qual é a diferença entre um líder e um gerente.

As pessoas geralmente ficam intrigadas com o papel do líder versus o do gerente e querem entender quais são as características definidoras de ambos os papéis.

Muitos artigos sobre o assunto parecem posicionar o papel do líder como mais importante. A ideia geral é que ser um líder é o que todos devemos aspirar a ser e que são as pessoas que falham em exibir capacidade e credenciais de liderança que precisam “se contentar” em ser “apenas” um gerente.

Suponho que os benefícios materiais da liderança também possam desempenhar um papel no motivo pelo qual ela é vista como o papel a ser aspirado!

Parece que você precisa ser claramente definido como um ou outro, mas já vi muitos grandes gerentes que também têm excelente capacidade de liderança e vice-versa, e está claro para mim que você precisa de ambos os tipos de função para criar uma organização eficaz.

Na verdade, acredito que funcionários bem-sucedidos em todos os níveis organizacionais devem ter um pouco de ambos em sua composição, se quiserem ser o melhor que podem ser.

Quando recruto pessoas, geralmente procuro que tenham uma ótima atitude, além de exibir qualidades de liderança, mesmo que a função não exija que liderem outras pessoas naquele momento.

Liderança em aluguel

Eu quero um time cheio de ‘capitães’ que se apresentarão e serão contados quando as coisas ficarem um pouco difíceis. Quero pessoas que dêem um passo à frente em tempos de dificuldade, não que dêem um passo para trás. Dito isso, é importante que os indivíduos materiais do capitão também gostem de jogar como parte de uma equipe e que reconheçam e valorizem a equipe acima do papel do indivíduo.

A importância da capacidade de liderança demonstrada aumenta à medida que você progride em sua carreira dentro e para cima dentro de uma organização. A necessidade de liderar e ser capaz de exibir qualidades de liderança torna-se mais importante quando você lidera um negócio, porque você se torna responsável por definir o tom cultural, construir a visão e trazer toda a equipe ao lado e unida na entrega da visão.

Isso exige que você seja capaz de criar entusiasmo por essa visão, de garantir a confiança das pessoas na organização que trabalham com você, além de ser capaz de inspirar grandes grupos de pessoas a acreditar na visão e, principalmente, em sua capacidade de alcançá-lo.

Ser capaz de inspirar as pessoas a alcançar acima e além do que elas achavam que eram capazes é um atributo crucial para um líder. Consequentemente, grande parte do trabalho de um líder envolve lidar com conceitos intangíveis que podem ser difíceis de entender e que levam tempo para produzir resultados significativos.

Detalhe é crítico

Tudo isso dito, uma vez que a estratégia é definida e acordada, uma vez que a visão é clara e comunicada e uma vez que todo o negócio está por trás do plano de alto nível, o trabalho agora se concentra na implementação e no gerenciamento dos detalhes dentro do plano geral estratégia.

Isso se torna uma função crucial da administração para dar vida ao plano em toda a organização. Isso requer planejamento, ações detalhadas, definição clara de função, estrutura e responsabilidades, revisões regulares e tomada de decisão contínua em torno da correção de curso à medida que o plano se desenrola.

A capacidade de gestão torna-se fundamental na concretização do plano e na consecução das metas e objetivos estabelecidos e é bem mais tangível na sua manifestação.

Portanto, a resposta à pergunta que fiz no início é que ambas as funções são cruciais na criação de uma organização bem-sucedida. Eles são dois lados da mesma moeda, intrinsecamente ligados e nenhum papel pode realmente prosperar sem o outro. Um não é mais importante que o outro, eles precisam um do outro para sobreviver e prosperar.

Foco de execução

Ironicamente, se você aspira a ocupar um cargo de liderança sênior em algum momento de sua carreira, é provável que o consiga como consequência direta de demonstrar sua capacidade de cumprir o papel de gerenciamento ao longo do caminho; portanto, por definição, a maioria dos líderes tende a ser gestores competentes também.

Simplificando, os líderes visualizam e iniciam a mudança para a melhoria da organização e os gerentes a implementam.

E, finalmente, é a qualidade dessa implementação que o cliente vê e sente em termos de prestação de serviço.

Embora o papel de liderança crie a visão, a missão e os valores de alto nível necessários para reunir toda a equipe e criar um plano coerente, o sucesso será definido pela forma como esse plano é executado, tornando o papel da gestão igualmente crítico e fundamental para o sucesso futuro de qualquer negócio.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL