Quais serão as tendências transformadoras na IA até 2024?

Ouça este artigo

A Inform prevê diversas tendências que influenciarão uma ampla gama de indústrias e da sociedade.

Imagen: Inform

A Inteligência Artificial (IA) emergiu como a força que redefiniu a forma como interagimos com o mundo. Na última década (e especialmente nos últimos anos), testemunhámos avanços surpreendentes que levaram a IA para além dos limites anteriormente imaginados, e encontramo-nos agora num momento em que tendências transformadoras estão a moldar o seu futuro.

A convergência de big data, capacidades computacionais sem precedentes e algoritmos inovadores desencadeou uma revolução que promete mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

A Inform, fornecedora de inteligência artificial e sistemas de otimização matemática, explora as principais tendências no horizonte, delineando o caminho para um futuro onde a inteligência artificial não só transforma a tecnologia, mas também a forma como a nossa sociedade está se desenvolvendo.

“À medida que a inteligência artificial avança a um ritmo vertiginoso, a sociedade tenta adotar estas novas tecnologias e regular a sua utilização responsável. O uso humano está se atualizando”, afirma Jörg Herbers , CEO global da empresa. “Com a proliferação da IA através do processamento de linguagem, imagens e som, prevemos um aumento substancial na habituação dos utilizadores a estas tecnologias à medida que amadurecem”, acrescenta.

  1. Uso intuitivo da IA: Aproxima-se o início de uma mudança de paradigma na interação humano-IA, inspirada por visionários da indústria. Apoiado por Masayoshi Son, da Softbank , Jony Ive , um ex-designer da Apple, quer construir um “iPhone AI” que permita uma experiência de usuário mais natural, afastando-se das interfaces centradas na tela. Esta evolução reflete uma tendência para a integração perfeita da IA nas nossas ferramentas diárias, melhorando a forma como trabalhamos, comunicamos e interagimos com a tecnologia. Espere que mesmo software empresarial complexo terá que incorporar interação de voz para atender às necessidades do cliente.
  2. Integração de IA generativa: A Inform prevê que a IA generativa será integrada como co-piloto em várias plataformas, melhorando assim a interacção e funcionalidade do utilizador em todos os sectores.
  3. Interação humano-inteligência artificial: À medida que as interações de IA se tornam a norma, espera-se que os usuários se adaptem a um ciclo de feedback contínuo em diversas aplicações, desde pesquisas criativas com ferramentas como Midjourney até soluções de engenharia desenvolvidas internamente em grandes empresas de tecnologia. Esta jornada transformadora sugere um futuro onde o papel da IA será colaborativo e assistencial.
  4. Expandindo para novas áreas: Com o sucesso dos modelos de texto e imagem, a atenção começará a se concentrar na IA de vídeo para texto, que promete revolucionar a aprendizagem a partir das atividades humanas cotidianas. Além disso, os sistemas de IA aprenderão com dados mais diversos, cada vez mais representativos em comparação com aqueles com os quais foram treinados anteriormente. Trabalhos pioneiros em outras áreas, como o enovelamento de proteínas da AlphaFold , sugerem potencial transformador para aplicações de IA além dos paradigmas atuais. Como próximo passo lógico, as empresas irão equipar-se com sistemas de IA que ajudarão a adaptar e otimizar de forma dinâmica os seus processos de negócio.
  5. Democratização dos dados: A publicação pelo Grupo BMW do código aberto SORDI ( Sintético objeto Reconhecimento Conjunto de dados para Indústrias) destaca a mudança para ecossistemas de código aberto . Ao partilhar dados de produção de alta qualidade, as organizações estão a promover um ambiente colaborativo que estimula a inovação, garantindo um futuro mais equitativo, onde a informação impulsiona o progresso para todos.
  6. Preocupação com a segurança cibernética: A proliferação de ferramentas de IA alimentou inadvertidamente um aumento nos ataques de phishing, conforme evidenciado pelo aumento de incidentes após a ativação do ChatGPT . Isto realça a necessidade urgente de medidas avançadas de cibersegurança para combater as ameaças sofisticadas representadas pela utilização maliciosa da IA.
  7. IA ética: O recente uso não autorizado da imagem de Scarlett Johansson em um anúncio deepfake ilustra as crescentes preocupações éticas em torno da IA. À medida que as capacidades da tecnologia avançam, também aumenta o seu potencial para utilização indevida, exigindo maior vigilância e um forte quadro ético que rege as suas aplicações. Desenvolvimentos como a Lei da Inteligência Artificial da UE, a Ordem Executiva sobre Inteligência Artificial do Presidente dos EUA, Joe Biden , e o Processo de Hiroshima do G7 apontam para a aplicação iminente de quadros regulamentares.

“Enquanto estamos na vanguarda destes avanços transformadores da IA, a INFORM permanece na vanguarda, não apenas na previsão de tendências, mas na definição ativa do futuro da IA para a otimização de processos de negócios.”, afirma Federico dos Reis, CEO da empresa em América Latina .

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL