Quais são os benefícios da construção modular?

16 December 2022

A natureza mutável da indústria da construção levou muitos a olhar para os benefícios da construção modular. A Construcion Europe analisa como a eficiência da construção fora do local e a intercambialidade de construções pré-fabricadas podem beneficiar os empreiteiros europeus de hoje.

Construction worker lifting prefab materials O uso de novos designs modulares pode reduzir os movimentos dos veículos pesados de construção em 40%. (Foto: AdobeStock)

A construção é um dos maiores setores do mundo, mas muitas vezes é considerado o mais relutante em se afastar dos métodos tradicionais.

Embora não seja um conceito novo, a construção modular tem visto desenvolvimentos tecnológicos e aumento da demanda econômica nos últimos anos – o que levou a uma mudança de mentalidade para muitos.

Um relatório da McKinsey and Company destacou que, embora a construção modular tenha sido uma opção econômica em vários pontos ao longo da história, ela talvez tenha sido subutilizada.

Nos últimos anos, no entanto, a construção modular recebeu atenção e investimento renovados, e vários fatores sugerem que ela veio para ficar.

A construção modular foi radicalmente transformada pelo amadurecimento das ferramentas digitais, permitindo o desenho mais simples dos módulos e uma melhor logística de entrega.

Além disso, o crescimento das opções de materiais levou a uma mudança na percepção das casas pré-fabricadas entre os consumidores.

A construção modular pode fechar a lacuna de habilidades?
David Hartley, managing director at MTX Contracts David Hartley, diretor administrativo da MTX Contracts. (Foto: MTX Contracts)

David Hartley, diretor administrativo da MTX Contracts, empresa de construção modular com sede no Reino Unido, também acredita que esse tipo de construção pode ser uma solução para a crise de habilidades.

Ele sugere que a construção modular cria uma oportunidade para as pessoas se envolverem na indústria da construção em grande parte porque sabem que não precisam viajar pelo país até o local de trabalho – esta é uma grande tendência que apoia o setor, acrescenta.

Hartley comenta: “Acho que o que estamos descobrindo, principalmente após a pandemia, é que as pessoas estão menos dispostas a viajar para longe de casa e estamos vendo uma tendência de trabalhar dentro de sua área geográfica local em vez de viajar por todo o país”.

Construção sustentável

Como o aquecimento global continua a ser um tópico cada vez mais importante, as empresas estão estabelecendo metas de sustentabilidade para garantir que façam parte da mudança.

Para a indústria de construção modular, tudo se resume à eficiência.

Wayne Oakes, diretor da empresa de consultoria de engenharia Dice, acredita que uma abordagem de construção modular mais ecológica pode aumentar a sustentabilidade, reduzir o tempo de construção e começar a lidar com os enormes volumes de resíduos gerados pela indústria da construção.

As vantagens da construção fora do local incluem a capacidade de trabalhar em várias fases ao mesmo tempo, diz Oakes.

Ele também acrescenta que uma fábrica pode construir a superestrutura enquanto uma subestrutura e infraestrutura no local estão sendo construídas, melhorando assim os fluxos de trabalho e aumentando os níveis de produtividade do projeto.

Manter o controle sobre fluxos de trabalho, processos e gerenciamento de descarte de resíduos significa que um projeto pode ser cumprido no prazo e pode significar que eles podem aderir melhor às iniciativas de sustentabilidade que muitas vezes são deixadas de lado quando os projetos são adiados.

Oakes acrescenta que os benefícios de trabalhar fora do local também são ambientais e nos auxiliam melhor em nossa luta contra o aquecimento global.

Pode-se argumentar que nas fábricas o gerenciamento de resíduos é mais simples do que nos canteiros de obras. Oakes diz que, ao controlar o processo, ocorre menos contaminação, a reciclagem aumenta e o desperdício geral é reduzido.

A poluição e o consumo de energia também contribuem para a mudança climática e , como resultado de projetos modulares, os movimentos de construção de veículos pesados são reduzidos em 40%.

Dan Allison, diretor de divisão da Net Zero Buildings, concorda que os processos de construção modular reduzem o desperdício e aumentam a reciclagem. “Os processos de construção modulares são projetados para serem simplificados e eficientes, o que reduz enormemente a quantidade de energia usada e os resíduos gerados durante um projeto.

“Os edifícios modulares também podem ser reutilizados e reciclados, em vez de demolidos, o que reduz significativamente a quantidade de energia e carbono que um edifício é responsável por criar.”

Allison acredita que, para atingir as metas estabelecidas por organizações governamentais , é necessário um esforço conjunto para reduzir nosso impacto de carbono em toda a indústria.

Benefícios do carbono da construção modular

De acordo com pesquisas de acadêmicos da Universidade de Cambridge e da Universidade Napier de Edimburgo, no Reino Unido, as casas construídas em fábricas podem produzir até 45% menos carbono do que os métodos tradicionais de construção residencial.

Arcadis was a design partner on this innovative low-carbon rail platform system Arcadis foi um parceiro de design neste inovador sistema de plataforma ferroviária de baixo carbono. (Foto: Arcadis)

O estudo foi realizado em dois projetos em Londres, o Ten Degrees Towers em Croydon e o Valentine, um bloco de acomodação estudantil de 10 andares em Redbridge – ambos os edifícios foram construídos pela Tide Construction e Vision Modular Systems em 2020.

O relatório constatou que ambos os edifícios alcançaram economias de carbono incorporadas de 41% e 45% quando comparados aos métodos tradicionais de construção.

A construção modular se presta bem a projetos residenciais e a demanda por casas modulares sustentáveis está crescendo rapidamente na Finlândia.

A empresa de estruturas modulares de aço, Aulis Lundell Oy, também descobriu que está ganhando ritmo em todo o mundo.

“Temos um departamento de pesquisa muito forte e desenvolvemos novas formas de construir o tempo todo, o que levou à ideia de que perfis de aço leve poderiam ser usados para construir módulos. Agora oferecemos a exportação de perfis de aço, elementos de aço, elementos de parede e unidades modulares inteiras”, diz o gerente de exportação da empresa, Ivan Kalishevich .

Kalishevich diz que a empresa está olhando especificamente para a construção sustentável e como as casas modulares construídas com aço podem ser benéficas devido ao fato de serem totalmente recicláveis.

Em outras partes da Europa, a Arcadis, empresa de engenharia com sede na Holanda, fez parceria com a Footprint Civil Solutions e a Rosehill Rail no projeto de um sistema de plataforma modular de baixo carbono.

Alternativa sustentável à construção de plataformas

A Footprint Modular Platform é considerada uma ‘alternativa sustentável’ para reduzir as emissões de carbono quando comparada aos materiais tradicionais.

Por meio dessa nova abordagem, a Arcadis diz que uma economia de mais de 25.000 kg de emissões de dióxido de carbono pode ser alcançada para uma extensão típica de plataforma de 36 m, quando comparada com as emissões dos métodos tradicionais de construção.

A construção modular foi radicalmente transformada pelo amadurecimento das ferramentas digitais. (Foto: AdobeStock)

As paredes da Footprint Modular Platform são construídas a partir de blocos individuais feitos de borracha 100% reciclada.

Comentando sobre o lançamento, o engenheiro principal Ben King disse: “O sistema da plataforma também é simples de construir, o que reduzirá os riscos de saúde e segurança associados ao trabalho no local na rede ferroviária, proporcionando benefícios para todos”.

A construção modular é o método construtivo do futuro?

É cada vez mais evidente que os benefícios da construção modular estão despertando o interesse das empresas do setor.

A inovação está levando as pessoas do setor modular a se associarem a outras empresas com ideias semelhantes para fornecer soluções para todos os orçamentos, projetos e problemas.

O Covid-19 destacou que a sociedade precisava da capacidade de intercâmbio como e quando necessário – escolas e instalações de lazer precisavam se tornar hospitais e vice-versa.

Embora a construção modular tenha sido frequentemente pensada como uma solução temporária, os setores de habitação, saúde e educação pensam o contrário.

MTX Contracts é especializada em construção modular para o setor de saúde e David Hartley acredita que se presta bem a essa área devido ao cenário em constante mudança de seus requisitos.

“As propriedades hospitalares são muito populosas, terrivelmente ocupadas com pacientes”, diz Hartley. “Não só podemos reduzir a velocidade com que o projeto é entregue, mas podemos reduzir os movimentos de transporte e de pessoas em um local já congestionado.

Evidentemente, a construção modular tem a capacidade de se adaptar às mudanças e apresentar alternativas aos métodos construtivos tradicionais, tão apreciados por todos.

Como o Covid-19, a guerra na Ucrânia e os desafios da cadeia de suprimentos mostraram – tudo pode acontecer e uma mudança em direção a um método intercambiável de construir o futuro pode ser a resposta.

Tecno Fast ganha prêmios por construção modular A empresa recebeu seis prêmios do Modular Building Institute.
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL