Quais habilidades os futuros líderes de projetos precisam?

By Cristián Peters02 May 2022

Artigo fornecido pela OCCMS (www.occms.com)
(Foto: AdobeStock)

Em um mundo que evolui a um ritmo supersônico, espera-se que todos nós acompanhemos. Do avanço da tecnologia à crescente necessidade de um conjunto eclético e amplo de habilidades, você precisa acompanhar se não quiser ser deixado para trás. A este respeito, o mundo da gestão de projetos não é exceção.

Naturalmente, obter boas notas na escola e se formar na universidade continuam sendo prerrogativas importantes. No entanto, suas habilidades acadêmicas nem sempre são suficientes. Atualmente, os empregadores estão constantemente à procura de algo extra de seus trabalhadores.

O que você realmente precisa para se estabelecer em sua área? Que habilidades os aspirantes a engenheiros e gerentes precisam possuir? Com uma mistura de habilidades duras e suaves, listamos várias qualidades de que os futuros líderes de projetos precisam para brilhar.

Habilidades digitais

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que os futuros líderes de projetos saibam como se beneficiar de ferramentas inovadoras.

Isto não significa que você precisa ser um especialista em codificação ou programação de computadores. Entretanto, é crucial compreender os benefícios significativos da tecnologia moderna. Os líderes de projeto devem cercar-se de processos e ferramentas e tentar aproveitar ao máximo suas infinitas funções.

A melhor maneira de adquirir esta habilidade é mergulhar e experimentar novas tecnologias. A longo prazo, isto o ajudará a utilizar equipamentos úteis e inovadores, tais como software de comissionamento e outras ferramentas digitais para gerenciamento de projetos, preparação de operações e complementos complexos associados.

Administração

Não há como esconder o fato de que demonstrar boas habilidades de gerenciamento é vital. Se você estiver pronto para subir na escada da carreira e assumir o papel de líder do projeto, você precisará demonstrar que é capaz de gerenciar uma equipe, um orçamento, riscos potenciais e tempo.

Antes de tudo, um líder de projeto deve ser capaz de reunir vários colegas, orientando-os para o mesmo objetivo e cumprindo também suas ambições pessoais. Desde o treinamento de membros da equipe até a avaliação de seu aperfeiçoamento, a gestão da equipe requer muita dedicação.

Além disso, você deve sempre ser capaz de controlar orçamentos e finanças - em que deve ser gasto o dinheiro, que mudanças devem ser feitas para controlar os custos? Os riscos também devem ser considerados. Portanto, os líderes do projeto devem ter a capacidade e a experiência para identificar o que poderia dar errado e planejar estratégias alternativas.

Finalmente, a gestão do tempo também é crucial. O relógio está correndo, os prazos estão se aproximando e várias tarefas precisam ser realizadas em um curto período de tempo. Um líder de projeto qualificado deve ser capaz de projetar um cronograma sólido e garantir que os prazos sejam consistentemente cumpridos.

Inteligência emocional

As habilidades práticas são essenciais. Mas o valor e a necessidade de habilidades emocionais suaves também está aumentando gradualmente, e com razão. Desde manter equipes engajadas até construir relacionamentos e mostrar interesse no bem-estar dos colegas, os empregadores estão procurando, mais do que nunca, por habilidades suaves.

De fato, compreender as necessidades dos membros de sua equipe e oferecer-lhes apoio emocional são componentes-chave de um projeto de sucesso. Conhecer sua equipe em nível pessoal o ajudará a criar um ambiente inspirador, de confiança e colaboração. Em última análise, é uma qualidade excepcional para um futuro líder de projeto.

Comunicação

A comunicação é um aspecto fundamental de qualquer negócio. Os líderes e gerentes de projetos devem ser capazes de construir pontes entre seus colegas de trabalho, assegurando que todas as operações funcionem sem problemas. Os futuros líderes precisarão aprender e entender como comunicar mensagens claras e concisas através de canais inovadores.

Com tecnologia moderna à sua disposição, comunicar de uma forma que capte a atenção de sua equipe se tornará uma habilidade engenhosa. Não apenas isso, mas você também precisará desenvolver estratégias eficazes para ouvir e prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Com sólida habilidade de comunicação, cada projeto começará com o pé direito, e terminará com uma nota ainda melhor!

Adaptabilidade

É justo dizer que os futuros líderes de projetos devem estar preparados para se adaptar constantemente às mudanças. Conforme a tecnologia evolui, a inteligência artificial avança e nossos horários de trabalho mudam (ou seja, trabalho remoto), é crucial que os líderes do projeto sejam flexíveis e tenham a mente aberta.

Uma maneira de fortalecer sua capacidade de adaptação é aprender coisas novas e sair de sua zona de conforto. Isto lhe permitirá compreender como lidar com situações desconhecidas. Como resultado, quando surgir um problema ou um cenário inesperado no local de trabalho, você será rápido para se adaptar e responder.

medida que o mundo do trabalho se desenvolve e muda com o tempo, os candidatos e funcionários devem expandir suas habilidades. Da prontidão digital às habilidades gerenciais, há uma série de habilidades que farão você se destacar. Esperamos que este artigo tenha lhe dado uma visão do que se espera dos futuros líderes de projetos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
Eletrificação das máquinas de acesso está superando o ímpeto regulatório
Impulso em direção às máquinas de construção elétrica começou com a regulamentação governamental
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL