Quais fatores estão impulsionando o aluguel de equipamentos de construção?

Ouça este artigo

Neste artigo, exploraremos alguns dos fatores que estão impulsionando essa mudança no setor de aluguel de equipamentos de construção.

No atual cenário econômico global, uma tendência está se formando no setor de construção: taxas de juros mais altas estão levando a um crescimento significativo no mercado de locação de equipamentos. À medida que os usuários finais avaliam as opções disponíveis, eles optam cada vez mais pelo leasing em vez da aquisição de ativos. Esta mudança de mentalidade é impulsionada por condições financeiras desafiadoras e pelas vantagens que o aluguel oferece em termos de flexibilidade e eficiência.

Grafica SK Rental

Neste artigo, exploraremos alguns dos fatores que estão impulsionando essa mudança no setor de aluguel de equipamentos de construção.

Taxas de juros mais altas e custos de financiamento

“As taxas de juros estão particularmente altas e isso reduz o interesse em comprar. Isso se deve ao maior custo do crédito e também porque as taxas mais altas refletem incertezas, o que afeta diretamente as decisões de investimento”, explica Pablo Lam, gerente geral da SK Rental, empresa que atua na Bolívia , Chile, Colômbia e Peru.

Isso torna a aquisição de equipamentos de construção mais cara e menos atrativa para empresas e profissionais do setor. Optar pelo aluguel torna-se uma alternativa mais econômica e eficiente, pois elimina a necessidade de grandes gastos de capital e reduz o ônus financeiro no longo prazo.

No Brasil o setor de locação já vive uma consolidação muito forte, com grandes empresas aumentando suas frotas e consolidando suas posições. Segundo Martin Ficarelli, gerente de locações e usados do grupo Sotreq , distribuidor da Caterpillar no Brasil, os juros atingiram o teto interbancário de 13,75%, portanto não devem continuar subindo. No entanto, se houver um aumento adicional nas taxas de juros, isso pode ter um impacto positivo na demanda, diz ele.

Flexibilidade operacional

O aluguel de equipamentos de construção oferece às empresas flexibilidade para se adaptar às flutuações da demanda em mercados que não são totalmente estáveis. “A maior incerteza afeta diretamente o setor de locação e aumenta o aluguel x compra. Nos países onde participamos, a situação político-econômica ainda é bastante incerta”, explica Lam.

E é assim que, em um ambiente econômico incerto, o leasing permite que os usuários finais ajustem seu estoque de equipamentos com base em suas necessidades específicas a qualquer momento. Isso evita o superinvestimento e o risco associado de ter ativos subutilizados em períodos de baixa demanda.

sotreq
Acesso a tecnologia de ponta

Em um mercado da construção civil em constante evolução, o acesso à tecnologia de ponta pode fazer toda a diferença em termos de eficiência e competitividade. O aluguel de equipamentos de construção oferece aos usuários finais a oportunidade de acessar a tecnologia mais recente sem incorrer em grandes despesas iniciais. Isso permite que eles acompanhem as inovações mais recentes e colham os benefícios da tecnologia sem comprometer seu fluxo de caixa.

“ Provavelmente será cada vez mais importante ter equipamentos com telemetria em todas as dimensões. Já percebemos muito interesse dos clientes em aderir à nossa plataforma e se criar como usuário no MyAccount para controlar seus equipamentos alugados”, afirma Lam.

O portal Minha Conta oferece soluções e informações aos usuários para um melhor direcionamento de suas operações, tudo por meio de um sistema personalizado e sob medida para os negócios dos clientes.

clientes de locação da Sotreq são do setor produtivo e a busca por maior eficiência em suas operações é fundamental, pois “através do uso de tecnologia de ponta, podemos nos diferenciar dos concorrência, oferecendo aos nossos clientes uma experiência única e de qualidade”.

Manutenção e atualização

Outra vantagem importante do aluguel de equipamentos de construção é que os fornecedores geralmente são responsáveis pela manutenção e atualizações. Isso libera empresas e profissionais do setor de transporte de investimentos na manutenção regular de ativos e garante que eles sempre tenham acesso a equipamentos atualizados e funcionais. Em contrapartida, a aquisição de ativos acarreta a responsabilidade de mantê-los e atualizá-los, o que pode gerar custos adicionais e demandar recursos técnicos especializados.

Em suma, se esses fatores continuarem, o setor de aluguel de equipamentos para construção poderá continuar crescendo. E é assim que empresas como SK Rental e Sotreq seguem mantendo uma estratégia de crescimento por meio da aquisição de equipamentos cada vez mais modernos e com soluções cada vez mais personalizadas para os clientes. “Independentemente de os próximos dois anos serem marcados pela incerteza que referi, penso que serão bons anos no sector do arrendamento por isso mesmo, e também porque a tendência do arrendamento a penetração vai ser cada vez mais rápida”, conclui Lam.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL