Projeto Trem Santiago-Valparaíso avança com licitação para estudos preliminares

Cerca de US$ 17 milhões serão investidos nos estudos preliminares do projeto

A Direção Geral de Concessões (DGC) do Ministério de Obras Públicas do Chile anunciou o concurso para os estudos do projeto ferroviário entre Santiago e Valparaíso, cujo orçamento está estimado em 14,755 milhões de dólares (quase 17 milhões de dólares). Uma vez concedido, haverá 455 dias para concluir as análises. A primeira fase deste monumental projeto de infraestrutura está programada para começar a operar em 2030.

Tren Foto: AdobeStock/Remigiusz

Grande parte do traçado proposto é baseado no traçado atual mantido pela EFE. O objetivo principal destes estudos é determinar as intervenções necessárias para revitalizar e melhorar a ligação ferroviária entre as duas cidades. Isso incluirá a melhoria das conexões em áreas atualmente mal atendidas, como Til Til, La Calera e Llay Llay. “Para atingir este objetivo, serão privilegiadas as infraestruturas ferroviárias existentes, complementando a rede ferroviária com elevado padrão e nível de serviço. norma definida na regulamentação em vigor e nas condições de segurança rodoviária”, refere o apelo. Além disso, detalhes cruciais como frequência dos trens e volume de carga serão estabelecidos, garantindo uma coexistência harmoniosa com as operações de carga existentes naquele trecho.

Apenas entidades que cumpram determinados critérios de experiência poderão participar neste concurso. Os estudos propostos abordarão o projeto de forma abrangente, abrangendo aspectos desde demanda e avaliação social até impacto ambiental e estruturas de negócios. A previsão é que, uma vez concluídos os estudos, a licitação do projeto ocorra em 2025.

Com o impulso desta licitação, a visão de um trem eficiente e moderno ligando Santiago a Valparaíso está cada vez mais próxima da realidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL