Projeto ‘Lego’ ganha prêmio de inovação por sua primeira construção nos EUA

A Renco recebeu o prêmio máximo por inovações em construção no JEC Composites 2024 Innovation Awards em Paris, França.

Uma construção da Renco USA em Palm Springs, Flórida, EUA.

A empresa disse que esse é o segundo prêmio internacional que ganhou em questão de meses, depois do Best Building Product Design 2023 no BLT Built Design Awards em Lucerna, Suíça, em novembro passado.

Ambos os prêmios foram para o primeiro edifício da Renco nos EUA, que foi construído no estado da Flórida.

A Renco fabrica blocos de concreto com botões de intertravamento, muito parecidos com blocos de construção de brinquedo, e estruturou o processo para construtores e empreiteiros.

“Este prêmio reconhece como o sistema da Renco está inaugurando uma nova era de construção, com o poder de reduzir os custos de moradia, resolver a escassez de mão de obra qualificada e reduzir o impacto do setor sobre o meio ambiente”, disse o cofundador da Renco, Thomas P. Murphy, Jr.

Os blocos são feitos de fibras de vidro recicladas, resina e pedra, e a empresa disse que seu material composto é mais forte do que o concreto e certificado para resistir a furacões de categoria 5.

“Após mais de 12 anos de pesquisa e desenvolvimento, a Renco concluiu com sucesso seu complexo de apartamentos inaugural em Palm Springs, Flórida, em novembro passado, tendo passado por mais de 400 testes de segurança para aprovação de construção nos EUA”, disse a empresa.

Conhecido como Lakewood Village, o conjunto residencial de 96 unidades em Palm Springs foi apelidado de “Projeto Lego” durante todo o processo de construção, que foi anunciado pela primeira vez em 2020.

Onze trabalhadores não qualificados montaram cada prédio de três andares em cerca de oito semanas, seguindo plantas codificadas por cores, disse a Renco.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

“Esse [produto] aborda a crise de moradias econômicas usando materiais renováveis, eliminando o desperdício de construção e reduzindo os custos de mão de obra”, disse Renco. “Não são necessários trabalhadores qualificados ou maquinário pesado para construir com os blocos, que são mais resistentes e 75% mais leves do que o concreto.”

Murphy disse que espera que seu produto e o processo de construção que o acompanha ajudem a levar a construção civil a adotar mais práticas de construção modular.

“Criamos tijolos fáceis de usar, conectáveis e planos codificados por cores, para que as comunidades possam construir prédios de forma mais econômica e rápida”, disse ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL