Projeto do Trem Maya, no México, atrai investimentos

28 May 2019

Governo reservará grandes terrenos ao redor de estações para empreendimentos imobiliários.

Tren Maya

O projeto ferroviário conhecido como Tren Maya, no México, deverá construir 15 estações ao longo do seu percurso de 1,5 mil km, que cruzará cinco estados daquele país: Yucatán, Quintana Roo, Campeche, Tabasco e Chiapas. Uma estimativa sobre os impactos indiretos do investimento, feita pelo Fundo Nacional de Fomento ao Turismo do México, afirma que este projeto deverá gerar pelo menos US$ 150 milhões de investimentos imobiliários.

Segundo o diretor do fundo, Rogélio Jiménez, o projeto reservará terrenos próximos às estações para o desenvolvimento de atividades imobiliárias. No total, podem-se abrir mais de 1 mil hectares para novos desenvolvimentos e empreendimentos. “Estamos buscando fazer de uma maneira que todas as estações do Trem Maya tenham conexão com outros modais de transporte, a fim de gerar atratividade para o negócio imobiliário”, afirmou ele num fórum de investidores.

A linha férrea, que oferecerá serviços de passageiros, turismo e carga, será financiada com 90% de recursos privados e 10% de entes públicos. “O fundo BlackRock, os bancos Goldman Sachs, BBVA e Santander manifestaram interesse em participar do projeto, em que as obras deverão começar no início do ano que vem. Essa é a diferença. O investimento vai sendo gerado não por um projeto específico do governo, e sim pela demanda do mercado”, disse Jiménez.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL