Projeto brasileiro de casa sustentável vai participar de competição na Espanha
27 August 2012
O projeto Ekó House, elaborado por meio de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), já foi desmontado para participar do concurso Solar Decathlon Europe 2012, que acontecerá em Madri em setembro. A casa sustentável é o único projeto representante do hemisfério sul na competição.
A Ekó House consiste em uma casa de 50 m² com cozinha, banheiro, espaço para refeições, sala de estar, dormitório e área de serviço externa. Composta de madeira maciça e chapas de partículas orientadas (OSB), a estrutura pode receber outros módulos para expandir seu tamanho. Possui geração de energia a descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente.
O protótipo levou dois anos para ser construído em São Paulo e contou com um investimento de aproximadamente US$ 740 mil, além de outros recursos arrecadados com empresas parceiras. Em julho, a casa começou a ser desmontada para que pudesse ser enviada à Madri, na Espanha, para o concurso.