Projetado túnel sob o Canal do Panamá

O Panamá recebeu do Japão uma proposta de investimentos em um túnel de 5,3 quilômetros que custaria mais de US$ 13 milhões, que faria parte da Linha 3 do Metrô e passaria sob o Canal do Panamá.

Em comunicado, o Ministro da RR.EE, nipon Toshimitsu Motegi, informou ao Presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, que seu país teria interesse em investir.

Diplomata disse que o interesse surge porque o Japão é o segundo maior utilizador do Canal do Panamá, pelo que o investimento no Metro tem como principal objectivo estreitar as relações comerciais entre os dois países. O presidente centro-americano disse que analisará a proposta em conjunto com especialistas da área.

Futura Linha 3 teria mais de 25 quilômetros de extensão e já foi concedida no final de 2019 à South Korean HPH Joint Venture, consórcio formado pela Hyundai Engineering e a Posco. Claro, o contrato não inclui o túnel. Todo o projeto do Metrô chega a US$ 2,5 bilhões.

Há alguns anos, foi planejada uma quarta ponte no Canal do Panamá que também suportaria a linha férrea, mas a escala do projeto deixou a ponte em espera. Dessa forma, o Metrô do Panamá espera que até 2023 comece a ser construído o túnel, que ficará 64 metros abaixo do nível do mar. O concurso para a concessão deste túnel encontra-se em fase de processo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL