Progresso da fábrica de cimento paraguaia

08 October 2019

O projeto de cimento paraguaio, promovido pelo Grupo Cartes, Cementos Concepción (Cecon), está tomando forma e a empresa já planeja qual será sua etapa de produção. A iniciativa terá várias unidades de negócios em um complexo industrial de cerca de 1.500 hectares que, além de produzir cimento, como principal negócio, “também abrangerá a produção de cal agrícola e concreto para grandes projetos”, disse Jorge Méndez, gerente da Cementos Concepción.

cecon

Além disso, um porto próprio com 150 metros de cais será desenvolvido nas imediações do rio Paraguai, com dois guindastes e uma capacidade de mais de 1,3 milhões de toneladas de carga e descarga. “Na fábrica de cimento, começaremos a carregar concreto a partir de novembro, mais de 60.000 metros cúbicos, que representam cerca de 7.500 caminhões betoneira, e que já está sendo produzido para o nossa obra. Além disso, planejamos ter uma fábrica de cimento em Limpio, de onde será distribuído a terceiros desde fevereiro de 2020 ”, afirmou Méndez.

Jorge Méndez também falou sobre a oportunidade que o país tem de melhorar e economizar investimentos na construção de estradas, com pavimentos de concreto substituindo o asfalto. “Fazer as estradas com pavimento rígido dura mais de 30 anos, versus o asfalto que deve ser mantido a cada 5 anos. Ou seja, em vez de usar capital para o asfalto, os recursos podem ser destinados à implantação de novas estradas com pavimento rígido, que tem praticamente o mesmo custo, além do fato do capital permanecer no país, diferentemente do asfalto , que é comprado no exterior ”, afirmou o funcionário. Além disso, ele asseverou que o pavimento rígido é usado em todas as partes do mundo e até em países da região como Brasil, Bolívia e Uruguai. 

Para o Grupo Cartes, este projeto envolve um custo de US $180 milhões, sendo o segundo maior investimento do setor privado em todo o Paraguai; superado apenas pelo Shopping Paseo La Galería, cujo valor ascendeu a US $200 milhões.

Além disso, Méndez afirmou que está em construção uma subestação elétrica (com uma linha de 66.000 kV) com 24 quilômetros de extensão até a fábrica de cimento e custará cerca de US$ 6 milhões. No que se refere às máquinas e outros equipamentos, foi destinado um investimento de quase US$ 54 milhões. “As máquinas são da marca dinamarquesa SL Smith, líder na área de distribuição de máquinas para este segmento, onde também se espera que cerca de 50 especialistas apoiem o processo de instalação e inspeção”, afirmou o executivo.

Espera-se que a planta tenha capacidade instalada para produção de cimento de aproximadamente 1,3 milhões de toneladas por ano. Nesse sentido, o principal objetivo do projeto será abastecer o mercado interno, enquanto a produção excedente será exportada, segundo o gerente geral da Cecon.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL