Profissões Engineering Suite: revolucionando o projeto de ligações estruturais na construção

(Imagen: Hilti)

Eficiência, segurança e qualidade são aspectos cruciais que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Neste contexto, a Hilti emergiu como um player líder, oferecendo uma vasta gama de ferramentas, equipamentos e software concebidos para optimizar os processos de construção e melhorar os resultados finais.

Desde ferramentas elétricas a software de gestão de projetos, a empresa tem demonstrado uma capacidade constante de estar atenta às necessidades do mercado e desenvolver soluções adaptadas aos desafios específicos enfrentados pelos profissionais do setor.

Com presença em mais de 120 países, a empresa fortalece cada vez mais sua presença na América Latina, adaptando-se às tendências emergentes e às novas demandas do mercado.

No mundo do projeto estrutural, a precisão e a eficiência são pilares fundamentais para alcançar ótimos resultados. É aqui que o Profis entra em jogo. Engineering Suite, plataforma para projeto de conexões e fixações que, segundo Fernando García, gerente regional de produtos da Hilti América Latina, oferece uma solução completa, que inclui diversos aplicativos projetados para auxiliar em diversos aspectos de projeto e engenharia , como projeto de ancoragens, sistemas de fixação e cálculos de carga.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

O software baseado na web contém três módulos principais: fixações de concreto, conexões concreto-concreto e projeto de ancoragem. García prevê que este ano será lançado um de concreto sobre deck metálico (para o mercado mexicano) e que ainda neste ano será incorporado o Anchor Channel , para ancoragem de fachadas, este último disponível em toda a América Latina, exceto Brasil.

(Imagen: Hilti)

O executivo destaca que o software incorpora as versões mais recentes de códigos e homologações internacionais, como ACI, CSA e Eurocode , entre outros, adaptando-se às regulamentações específicas de cada país onde é utilizado. Além disso, os designs são ajustados para se alinharem ao portfólio de produtos que a empresa oferece em cada mercado. Desta forma, a empresa garante que os seus designs e produtos cumprem as regulamentações e normas internacionais e locais, o que evita possíveis sanções legais e garante a segurança e a qualidade dos produtos.

Fixações de concreto

Uma das características mais notáveis do Profis é a capacidade de analisar placas-mãe usando o Método de Elementos Finitos Baseado em Componentes (CBFEM). Esta funcionalidade permite verificações de rigidez rápidas e precisas, facilitando a adaptação do projeto com base nas cargas aplicadas. Além disso, o software otimiza os pontos de fixação e realiza verificações de tensões e deformações. Graças à sua capacidade de encontrar soluções econômicas através de análises complementares de armaduras, o PROFIS garante projetos estruturais eficientes e econômicos.

Outro destaque é a geração de relatórios detalhados que incluem referências de códigos, cálculos, informações de produtos e imagens. Esta funcionalidade não só facilita a comunicação com clientes e colegas, mas também garante transparência e rastreabilidade em todas as fases do projeto.

Concreto para concreto

O Profis permite dimensionar de forma mais rápida e fácil ligações concreto-concreto, sejam ligações estruturais, sobreposições e betonilhas, com total precisão. Além disso, permite verificar a resistência ao cisalhamento na interface entre o concreto antigo e o novo, garantindo sempre a integridade estrutural.

Outra característica notável da Suite é a sua capacidade de adaptação às necessidades específicas do projeto, permitindo que o diâmetro, a profundidade de embutimento e outros parâmetros sejam personalizados tanto para o concreto existente quanto para o novo elemento.

Betonilhas de concreto

A aplicação de betonilhas de concreto é cada vez mais utilizada em estruturas de concreto armado e protendido. Para isso, uma camada de concreto novo é aplicada sobre a camada de concreto existente, produzindo uma ligação monolítica de ambas as camadas de concreto.

Com PROFIS você pode realizar o dimensionamento dos conectores instalados posteriormente para verificar a resistência ao grau da junta de acordo com as normas mais recentes (ACI 318). Defina o material base, a geometria do seu projeto, bem como as cargas aplicadas (inclui cargas estáticas, dinâmicas e sísmicas) e gere um relatório detalhado dos resultados do projeto.

Planos

Profissões O Engineering Suite oferece diversos planos para atender às necessidades e porte de diferentes projetos e empresas, que variam de acordo com sua funcionalidade, nível de suporte e escala de utilização.

Médio

A Hilti possui escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, a partir dos quais é fornecido suporte a toda a região. Da mesma forma, a empresa está lançando um sistema de e-learning para que os clientes possam aprender e treinar no uso da plataforma.

Para aqueles interessados em explorar ainda mais as capacidades do Profis Engineering Suite , no próximo dia 13 de março, a Hilti realizará um webinar que proporcionará a oportunidade de aprender mais detalhadamente como este software pode otimizar o projeto de ligações estruturais.

(Imagen: Hilti)

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL