Produzindo vias de qualidade

Reunimos e analisamos os últimos avanços no campo das máquinas dedicadas à pavimentação com concreto.

Sp 60

A nova série SP 60 de pavimentadoras da Wirtgen inclui mais elementos que se acionam por meios hidráulicos.

São máquinas essenciais para a pavimentação de rodovias e ruas, quando a opção é o concreto. Às pavimentadoras de concreto se somam também as extrusoras de perfis que complementam a oferta ao fazer meios-fios e outros elementos. Aqui, reunimos alguns dos últimos avanços neste tipo de equipamentos de marcas como Wirtgen, GOMACO e Terex Bid-Well.

O Grupo Wirtgen tem diversas soluções para a realização com precisão e economia de pavimentos de concreto e de perfis monolíticos, entre os quais se destacam as suas pavimentadoras da própria marca Wirtgen. Devido à estrutura modular de alguns modelos, é possível configurar as máquinas de forma individual e realizar quase qualquer trabalho, incluindo formas especiais.

Neste rol, a nova Série SP 60 substitui o modelo SP 500, mas com novidades, como as possibilidades de uso em várias aplicações de pavimentação entre esteiras e pela lateral. Com os modelos SP 61/SP 61i, SP62/SP 62 i e SP 64/SP 64 i, foram apresentadas várias novas tecnologias.

A Série SP 60 inclui mais elementos que se acionam por meios hidráulicos. Graças à nova concepção hidráulica, a energia se aproveita de forma mais eficiente, e também está disponível para outros opcionais novos, como o novo trimmmer e o sem fim de alimentação grande, utilizados em aplicações de pavimentação lateral, ou os quatro braços giratórios móveis, graças aos quais a máquina passa de modo de transporte para modo de trabalho com rapidez. A estrutura do sistema é modular e começa com um equipamento básico, e vai crescendo conforme se vão instalando os diversos acessórios e complementações. Desta forma, o cliente se beneficia economicamente do equipamento adaptado às suas necessidades. Esta série conta também com sistemas inteligentes de controle. Por exemplo, os braços giratórios são capazes de superar obstáculos durante a aplicação do concreto numa via.

Por outro lado, a Série SP 90 apresenta pavimentadoras especializadas para a aplicação entre esteiras, com a finalidade de uma produção econômica de camadas de concreto de maiores dimensões, como autoestradas e pistas de aterrissagem com muito trânsito.

Os modelos SP 94/SP 94i e SP 92/SP 92i colocam camadas de concreto com largura de 3,5 metros a 9,5 metros, e com espessuras possíveis de até 450 milímetros. Tal como a Série SP 60, a Série SP 90 vem dotada de unidades de controles internos. O sistema de controle reconhece automaticamente, por exemplo, a configuração respectiva da máquina e ajusta os parâmetros correspondentes de maneira ótima.

No caso da GOMACO, a empresa introduziu no mercado a pavimentadora de concreto GP3, na edição 2016 da World of Concrete. A máquina consegue pavimentar até 9,1 metros de largura, e a pavimentadora de concreto GP4, por sua vez, tem a capacidade de realizar aplicações de até 12,2 metros de largura.

Ambas as séries têm tecnologias recentes, como um quadro telescópico inteligente, braços de eixo inteligentes e capacidades de direcionamento extremas. A nova GP4 tem um quadro de rolo telescópico duplo com dois cilindros inteligentes para o enquadramento da largura, e uma referência de largura automática para configuração com direcionamentos precisos.

A pavimentadora GP4 está equipada com braços de eixo inteligentes tanto para o posicionamento como para o direcionamento da pista. É fácil de transportar, já que o operador simplesmente põe a pavimentadora em modo transporte por meio do sistema G+Travel, e fica no total controle da máquina.

Enquanto isso, o sistema de controle G+Connect permite a todos os acessórios e sistemas de guia da GOMACO pavimentar com interface fácil. Simplesmente se conecta um sistema de guia 3D e um ajustador de potência e transmissão. Este maquinário conta com as últimas ferramentas em telemática e diagnóstico remoto.

Gp4

A pavimentadora de concreto GP4 da GOMACO tem a capacidade de aplicar até 12,2 metros de largura.

O modelo de pavimentadora Commander III Xtreme de três pistas conta com o novo pacote Extreme para aplicação de pavimentações múltiplas, que inclui sensores rotatórios para a direção, circuitos de viagem independentes para cada pista, sistema de raio de curvatura de três sensores e modo offset repetível. Os engenheiros de software da companhia criaram um novo raio de curvatura que, junto ao sistema de controle G+, permite ao operador programar o tamanho do raio de curvatura no sistema de controle. Quando a Commander III se aproxima do momento de giro, com os valores já informados, o operador ativa o programa de giro ao redor do raio definido.

Por outro lado, a empresa conta também com extrusoras de perfis. Destaca-se aí o modelo GT-6300, com a nova série de moldes 3100 para perfilagem. Na execução do trabalho, a GT-6300 está em constante ajuste de inclinações e outras falhas de terreno. Está configurada com um sistema de posicionamento ou com um trimmer.

Pavimentação de calçadas

A fabricante Terex Bid-Well conta com um acessório para pavimentação de calçadas flexível, que é montável sobre uma pavimentadora de esteira para pontes. O chamado Pavimentador de Calçadas Terex Bid-Well é um acessório leve que pode ser facilmente trasladado de uma pavimentadora a outra, reduzindo assim a necessidade de múltiplas unidades, e o investimento da empreiteira no equipamento.

Oferecendo uma operação simples para um só operador, a

pavimentadora ergonômica de calçadas reduz de maneira significativa a necessidade de obras feitas à mão, e serviços extras para linhas multipropósito, reduindo custos. O rolo hidráulico de 152,4 milímetros gira a velocidades variáveis controladas pelo operador, alcançando as 200 rpm. As empreiteiras podem otimizar o comprimento dos tubos de rolo de 1,2 para 3,7 metros, para atender requisitos especiais de cada local de trabalho.

Enquanto outros equipamentos complementares de pavimentação de calçadas precisam modificar a pavimentadora de rolo para obter daí sua energização, o novo sistema de pavimentação da Terex Bid-Well opera com sua própria fonte de força, pelo que se acopla facilmente para estar em condições de realizar uma rápida pavimentação. Fácil de operar, o novo pavimentador de calçadas tem dois controles de alavanca para a operação. Uma alavanca aciona a velocidade de rotação do rolo, enquanto a outra alavanca controla o avanço e retrocesso do movimento do rolo. A unidade energizada permite medir, finalizar e selar o concreto de maneira eficiente, em conjunto com os movimentos para frente da pavimentadora de pontes.

O novo acessório para calçadas da Terex Bid-Well pode ser montado nas pavimentadoras de rolo modelos 2450, 3600 e 4800 da mesma marca.

Inovações tecnológicas

Sf 2404

Em março deste ano, a Power Pavers introduziu sua primeira pavimentadora de quatro pistas, a SF-2404.

A marca Power Pavers informou à Concreto Latino-Americano suas últimas inovações. Stephen Bullock, vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia, afirma que suas pavimentadoras receberam sistemas GPS para pavimentação remota. Em março deste ano, a companhia introduziu sua primeira máquina de quatro pistas, o SF-2404. O lançamento foi uma resposta direta aos pedidos de clientes, no sentido de tornar carregamento e transporte mais fáceis que os modelos de pavimentação de duas pistas, e permite agora à Power Pavers oferecer dispositivos fixadores de barras, eliminando a necessidade de colocá-los manualmente.

Em relação às extrusoras de perfil, a Power Curbers (outra marca da mesma empresa), lançou na ConExpo 2017 o modelo 7700, multipropósito. Esta máquina de quatro pistas é ideal para barreiras, valetas e outras estruturas com largura de até 6,1 metros. Da mesma forma que as pavimentadoras de concreto Power Pavers, a máquina vem com a tecnologia Simple Steer, e é capaz de trabalhar com um dispositivo de passadores.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL