Produzida a primeira molécula de hidrogênio verde no Chile

By Cristián Peters27 August 2021

O hidrogênio verde (H2v) já é uma realidade no Chile. A mineradora Anglo Américan produziu esta semana a primeira molécula desse combustível em sua planta de Las Tórtolas (Santiago), com a qual alimentará uma empilhadeira, permitindo assim uma operação mais sustentável deste equipamento.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, na inauguração da fábrica Las Tórtolas. Foto: Ministério de Energia do Chile A inauguração da primeira usina de hidrogeneração do país contou com a presença do Presidente do Chile, Sebastián Piñera, que esteve acompanhado do bi-ministro de Minas e Energia, Juan Carlos Jobet; o presidente executivo da Anglo American no Chile, Aaron Puna; os subsecretários de Mineração, Edgar Blanco, e de Energia, Francisco López, e o vice-presidente de Assuntos Corporativos, Licenças e Meio Ambiente da Anglo American, René Muga.

“O Chile tem um potencial gigantesco para se tornar um país líder mundial na produção de Hidrogênio Verde. O objetivo é desenvolver uma indústria que exporte mais de US$ 30 bilhões por ano, patamar próximo às atuais exportações de cobre. O hidrogênio verde apresenta uma série de benefícios como vetor de energia limpa e sustentável na mineração em nosso país. Por exemplo, reduzindo o consumo de diesel. Este é um combustível limpo, transportável, competitivo e sustentável, que nos permitirá uma grande redução nas emissões de CO2 ”, afirmou o presidente.

Como funciona o H2v

H2V é uma aposta importante na substituição definitiva dos combustíveis fósseis. Ao contrário do óleo diesel, o H2v pode ser armazenado em células a combustível que permitem a operação de veículos adaptados a essa forma de mobilidade ou que foram desenvolvidos para utilizar o H2v em vez do diesel. De fato, o Grupo Anglo American está desenvolvendo o primeiro caminhão de mineração do mundo que usará H2v como combustível, com o objetivo de tornar essa tecnologia operacional no Chile em dois anos; Este piloto será implementado na operação Mogalakwena, na África do Sul.

El presidente de Chile, Sebastián Piñera, en la inauguración de la planta Las Tórtolas. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, na inauguração da fábrica Las Tórtolas. Foto: Ministério de Energia do Chile

H2v é obtido a partir da eletrificação da água (eletrólise). Para o funcionamento desse hidrogerador, a empresa reaproveita a mesma água que utiliza no processo de mineração, a desmineraliza e aplica a eletrólise para gerar hidrogênio. Esse processo também requer uma alta capacidade energética - para eletrificar a água - que é obtida a partir de duas usinas solares construídas no interior de Las Tórtolas, uma delas localizada em um depósito de rejeitos.

Mais projetos H2v na pasta

O Chile tem um portfólio interessante com mais de uma dezena de projetos H2v a serem concluídos durante esta década, entre os quais: HyEx (pertencente a Engie e Enaex), Atacama Hydrogen HUB, AES Andes, Hoasis, HIF, HNH Energy e Airliquide, entre outros .

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL