Produzida a primeira molécula de hidrogênio verde no Chile

By Cristián Peters27 August 2021

O hidrogênio verde (H2v) já é uma realidade no Chile. A mineradora Anglo Américan produziu esta semana a primeira molécula desse combustível em sua planta de Las Tórtolas (Santiago), com a qual alimentará uma empilhadeira, permitindo assim uma operação mais sustentável deste equipamento.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, na inauguração da fábrica Las Tórtolas. Foto: Ministério de Energia do Chile A inauguração da primeira usina de hidrogeneração do país contou com a presença do Presidente do Chile, Sebastián Piñera, que esteve acompanhado do bi-ministro de Minas e Energia, Juan Carlos Jobet; o presidente executivo da Anglo American no Chile, Aaron Puna; os subsecretários de Mineração, Edgar Blanco, e de Energia, Francisco López, e o vice-presidente de Assuntos Corporativos, Licenças e Meio Ambiente da Anglo American, René Muga.

“O Chile tem um potencial gigantesco para se tornar um país líder mundial na produção de Hidrogênio Verde. O objetivo é desenvolver uma indústria que exporte mais de US$ 30 bilhões por ano, patamar próximo às atuais exportações de cobre. O hidrogênio verde apresenta uma série de benefícios como vetor de energia limpa e sustentável na mineração em nosso país. Por exemplo, reduzindo o consumo de diesel. Este é um combustível limpo, transportável, competitivo e sustentável, que nos permitirá uma grande redução nas emissões de CO2 ”, afirmou o presidente.

Como funciona o H2v

H2V é uma aposta importante na substituição definitiva dos combustíveis fósseis. Ao contrário do óleo diesel, o H2v pode ser armazenado em células a combustível que permitem a operação de veículos adaptados a essa forma de mobilidade ou que foram desenvolvidos para utilizar o H2v em vez do diesel. De fato, o Grupo Anglo American está desenvolvendo o primeiro caminhão de mineração do mundo que usará H2v como combustível, com o objetivo de tornar essa tecnologia operacional no Chile em dois anos; Este piloto será implementado na operação Mogalakwena, na África do Sul.

El presidente de Chile, Sebastián Piñera, en la inauguración de la planta Las Tórtolas. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, na inauguração da fábrica Las Tórtolas. Foto: Ministério de Energia do Chile

H2v é obtido a partir da eletrificação da água (eletrólise). Para o funcionamento desse hidrogerador, a empresa reaproveita a mesma água que utiliza no processo de mineração, a desmineraliza e aplica a eletrólise para gerar hidrogênio. Esse processo também requer uma alta capacidade energética - para eletrificar a água - que é obtida a partir de duas usinas solares construídas no interior de Las Tórtolas, uma delas localizada em um depósito de rejeitos.

Mais projetos H2v na pasta

O Chile tem um portfólio interessante com mais de uma dezena de projetos H2v a serem concluídos durante esta década, entre os quais: HyEx (pertencente a Engie e Enaex), Atacama Hydrogen HUB, AES Andes, Hoasis, HIF, HNH Energy e Airliquide, entre outros .

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL