Produção de aço no Brasil cresce mais de 40% em maio

Acero Brasil

Durante o último mês de maio, a produção de aço bruto no Brasil cresceu 40,1% em relação a maio de 2020. No total, foram produzidos 3,16 milhões de toneladas no gigante sul-americano.

Dessa forma, o acumulado do ano atingiu 14,94 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 20,3% em relação ao mesmo período de 2020. Segundo dados do Instituto do Aço do Brasil, o consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2,5 milhões de toneladas em maio, 83% superior ao mesmo mês de 2020.

Assim, entre janeiro e maio, o aumento do consumo chegou a 50,7% na comparação ao registrado no mesmo período de 2020, somando cerca de 5 milhões de toneladas. Da mesma forma, as vendas internas tiveram aumento de 73,9%, em relação ao quinto mês de 2020, com 2,1 milhões de toneladas comercializadas.

No acumulado, foram vendidas 10 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, o que representou um aumento de 46,4%. Por outro lado, segundo o instituto, as importações do insumo superaram o aumento de 200% em maio. Onde mais de meio milhão de toneladas foram importadas por mais de US $ 488 milhões, superando em muito os números do ano passado. Do lado das exportações, entre janeiro e maio, as vendas externas atingiram 4,3 milhões de toneladas, queda de 13,6%. Nessa linha, o presidente executivo da Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, destacou que “esses dados mostram que a indústria siderúrgica brasileira está produzindo e colocando no mercado interno mais aço do que era exigido antes da pandemia”.

Além disso, ele disse que a atividade e a demanda pelo material podem gerar uma grande volatilidade nos preços. “Quase todos os insumos e matérias-primas, principalmente minério de ferro e sucata, continuam com aumentos significativos de preços, o que gera forte impacto nos custos de produção da indústria do aço”, afirmou.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL