Principais tendências na indústria de guindastes para 2024

16 November 2023

Ouça este artigo

Com o progresso tecnológico em ascensão e a cada vez maior busca por alternativas sustentáveis, a indústria está experimentando uma mudança substancial.

Dos avanços tecnológicos à contínua escassez de mão-de-obra e à interrupção da cadeia de abastecimento, a indústria da construção tem experimentado a sua quota-parte de tendências nos últimos anos. Mais uma razão para ficar atento ao que está acontecendo no setor ao seu redor e como isso afetará seus negócios.

Desde o início para 2024 e além, estes são os criadores de ruído: modelagem de informações de construção (BIM), robótica de construção, gerenciamento de projetos de construção, materiais de construção avançados, construção externa, segurança dos trabalhadores da construção, monitoramento de construção, edifícios verdes, impressão 3D e serviços conectados canteiros de obras.

Lead photo Joel Dandrea extended Joel Dandrea, CEO da SC&RA

Embora nem todos sejam novos, vale a pena prestar atenção a eles. Por exemplo, detalhando o BIM, muitos aplicativos emergentes da Contech compreendem design e visualização virtuais – desde BIM até software de gerenciamento de construção.

BIM é um processo colaborativo que requer contribuições de diversas partes interessadas, incluindo engenheiros, arquitetos, empreiteiros e clientes. O BIM avançado fornece um banco de dados central e permite que todos trabalhem em um único modelo compartilhado.

Parte desta equação inclui projeto e construção virtual (VDC), que descreve o uso de ambientes virtuais para projetar e visualizar o desenvolvimento de estruturas antes de serem realmente construídas .

E há uma razão para esta tendência: estima-se que 30% dos custos de construção estão associados a retrabalhos devido a construções defeituosas ou incorretas. BIM é provavelmente a ferramenta VDC mais popular. Vale ressaltar também que o mercado BIM está avaliado em cerca de US$ 9 bilhões e está crescendo.

Virando cabeças

Outro tópico da lista acima são os materiais de construção avançados. À medida que a indústria da construção muda para abordagens modulares e ecológicas, os ABM complementam inúmeras novas formas de construir coisas. Muitos materiais inovadores e sustentáveis, como o betão e o basalto impressos em 3D, estão a substituir os mais antigos. Materiais feitos de organismos vivos também estão ganhando popularidade, incluindo concreto autocurativo que utiliza bactérias.

Para esse efeito, o mercado de impressão 3D está a crescer a um ritmo incrível, com relatórios que mostram um crescimento anual composto de mais de 100% até 2030.

Além da versatilidade dos materiais na impressão 3D (concreto, geopolímeros, fibras , areia e muito mais), os inovadores também começam a utilizar materiais biodegradáveis como lama, solo e palha. Na maioria dos casos, apenas a estrutura e as paredes de um edifício podem ser fabricadas com impressão 3D. A tecnologia, no entanto, está a avançar tão rapidamente que as canalizações e as instalações eléctricas estão a tornar-se uma integração regular no processo de construção através da impressão 3D.

A robótica de construção é outro tópico que provavelmente chama a atenção de muitos na indústria hoje, e isso ocorre porque muitas das tarefas tradicionalmente repetitivas e demoradas na construção podem ser realizadas com mais rapidez, segurança e precisão.

Além disso, a redução do desperdício, o aumento da produtividade e a redução da lacuna da força de trabalho são objetivos iniciais que estão sendo alcançados em toda a indústria pela robótica e outras estratégias de automação. E o mercado percebeu.

Uma pesquisa encomendada pela ABB mostrou que mais de metade das empresas de construção utilizam robôs e 81% esperam introduzi-los nos próximos dez anos. O mercado deverá atingir US$ 359 milhões até 2031.

Embora seja apenas um instantâneo, apenas nos mantém mais bem preparados, mais conscientes e, esperançosamente, mais rentáveis, para manter os olhos e os ouvidos abertos à medida que estas tendências continuam a surgir e a evoluir. Nem sempre empregamos cada um deles na mesma medida, mas certamente não queremos ficar para trás enquanto eles moldam a indústria que nos rodeia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL