Primeiro parque eólico com torres de concreto no Chile

03 January 2019

Parque de San Gabriel, no sul do país, tem torres montadas com segmentos de pré-fabricado.

san gabriel

Parque Eólico de San Gabriel

No Chile, está em construção o primeiro parque eólico feito com torres de concreto pré-fabricado. Trata-se do Parque de San Gabriel, na região de La Araucanía, ao sul do país.

A infraestrutura está em obras, e sua inauguração está prevista para meados do ano. Sua potência de geração elétrica será de 183 megawatts, através de um conjunto de 61 torres geradoras, cada uma com 120 metros de altura e tecnologias antissísmicas.

Em lugar de aço para a construção das torres, o consórcio VSL Windtechnic adotou o conceito de pré-fabricação em concreto. As aduelas que compõem cada torre são produzidas na localidade pela empresa Melón Hormigones, uma das principais empresas do setor concreteiro do país.

A Melón pôs ao serviço do projeto sua divisão de Projetos Especiais. Esta é a primeira experiência no Chile de utilização de pré-fabricados em torres eólicas, mas o conceito é comum em outros países, como no Brasil.

“O uso de pré-fabricados de concreto em torres eólicas é habitual em outros países, dado que é a tecnologia mais apropriada para chegar a maiores alturas e resultados”, afirma Jokin Benavides, diretor técnico do consórcio, que recorda que a produção local do concreto permite também gerar emprego para a comunidade próxima ao projeto.

A questão da maior altura é determinante para escolher os pré-fabricados no setor eólico, porque quanto mais altas as torres, mais energia serão capazes de produzir.

O concreto pré-fabricado pela Melón neste serviço é de alta resistência e autoadensável. Por isso, a empresa concreteiras usa cimentos de sua própria marca – o Melón Extra – e realiza intensivos controles de qualidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL