Primeiro orçamento de reconstrução do Japão subirá o PIB em 0,6%

18 May 2011

El presupuesto de emergencia se centra en proyectos de obras públicas, remoción de escombros y recup

El presupuesto de emergencia se centra en proyectos de obras públicas, remoción de escombros y recuperación de la infraestructura perdida con la tragedia.

O primeiro orçamento extraordinário para a reconstrução do Japão, de quatro trilhões de ienes (cerca de 49 bilhões de dólares), poderia impulsionar o Produto Interno Bruto do país em 0,6% este ano fiscal, declarou o governo, o que poderia compensar de maneira parcial os danos ao crescimento econômico provocados pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

O orçamento de emergência se centra em projetos de obras públicas, remoção de escombros e recuperação da infraestrutura perdida com a tragédia.

Do total, 600 bilhões de ienes (7,4 bilhões de dólares) serão para empréstimos vinculados ao desastre. O montante restante será somado diretamente ao componente de demanda pública do PIB, explicou o gabinete.

Também espera-se que o orçamento adicional crie aproximadamente 200 mil empregos.

O PIB do Japão no ano fiscal 2009/2010 alcançou em termos nominais 474 trilhões de ienes (5,8 trilhões de dólares).

O governo estimou em dezembro que o PIB cresceria um 1,5% real no ano fiscal 2011/2012, que começou no dia 1 de abril, apesar que espera-se que o Banco do Japão reduza essa projeção a entre 0,5% e 1,0%. Esta cifra estaria quase em linha com a previsão média de 0,7% dos analistas entrevistados pela Reuters durante abril.

O governo ainda não disse quanto espera que o PIB seja reduzido devido ao desastre, mas estima que o prejuízo material poderia ultrapassar os 300 bilhões de dólares, transformando o desastre natural no mais caro do mundo, sendo que está previsto mais planos de gastos para financiar a reconstrução.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL