Primeiro orçamento de reconstrução do Japão subirá o PIB em 0,6%
By Clarise Ardúz18 May 2011
O primeiro orçamento extraordinário para a reconstrução do Japão, de quatro trilhões de ienes (cerca de 49 bilhões de dólares), poderia impulsionar o Produto Interno Bruto do país em 0,6% este ano fiscal, declarou o governo, o que poderia compensar de maneira parcial os danos ao crescimento econômico provocados pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.
O orçamento de emergência se centra em projetos de obras públicas, remoção de escombros e recuperação da infraestrutura perdida com a tragédia.
Do total, 600 bilhões de ienes (7,4 bilhões de dólares) serão para empréstimos vinculados ao desastre. O montante restante será somado diretamente ao componente de demanda pública do PIB, explicou o gabinete.
Também espera-se que o orçamento adicional crie aproximadamente 200 mil empregos.
O PIB do Japão no ano fiscal 2009/2010 alcançou em termos nominais 474 trilhões de ienes (5,8 trilhões de dólares).
O governo estimou em dezembro que o PIB cresceria um 1,5% real no ano fiscal 2011/2012, que começou no dia 1 de abril, apesar que espera-se que o Banco do Japão reduza essa projeção a entre 0,5% e 1,0%. Esta cifra estaria quase em linha com a previsão média de 0,7% dos analistas entrevistados pela Reuters durante abril.
O governo ainda não disse quanto espera que o PIB seja reduzido devido ao desastre, mas estima que o prejuízo material poderia ultrapassar os 300 bilhões de dólares, transformando o desastre natural no mais caro do mundo, sendo que está previsto mais planos de gastos para financiar a reconstrução.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

